Connect with us

Picos

56 municípios do Vale do Guaribas participarão do mutirão de cirurgias de catarata em Picos

Publicado

em

Secretários de Saúde de 56 municípios do Vale do Guaribas participaram na manhã desta terça-feira (29) de um encontro na Câmara de vereadores de Picos. O evento teve o objetivo de discutir e planejar a realização de um mutirão de cirurgias de cataratas com pacientes desses municípios. Batizado de “Olhar Bem” o programa será executado entre o final do mês de novembro e o início de dezembro em Picos que será o município executante.

A Diretora da Diretoria de Unidade de Controle Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), Rosélia Carvalho, informou que o “Olhar Bem” é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Picos e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Ela acrescentou que a meta é realizar mais de cinco mil exames oftalmológicos. Rosélia Carvalho frisou ainda que essas consultas deverão resultar em cerca de 1,5 mil cirurgias de catarata com o implante de lentes.

“A gente fez todo um processo para estar realizando o credenciamento das empresas que trabalham com esse sistema de mutirão. E a partir daí a gente já deve está fechando na próxima semana a seleção dessas empresas que são empresas que trazem para o município uma megaestrutura de consultório que são ilhas montadas com cadeiras, com macas prontas para fazer essas cirurgias. Onze cirurgiões vêm nessa equipe fora os demais técnicos e demais profissionais”, pontuou a Diretora do DUCARA.

O secretário municipal de Saúde de Picos, José Venâncio, o Dudé, salientou que o Programa “Bem Olhar” será desenvolvido ao longo de sete dias. Ainda segundo o gestor, a iniciativa terá como público alvo as pessoas maiores de 60 anos. Ele colocou também que todos os pacientes submetidos às cirurgias sairão do mutirão com óculos e colírio.

Além disso, Dudé destacou que 48 horas após o procedimento cirúrgico os pacientes passarão por uma avaliação. Sendo que eles terão direito ainda a um novo retorno 30 dias após a cirurgia. Qualquer intercorrência terá que ser avisada pelos municípios demandantes direto com a Diretoria de Unidade de Controle Avaliação, Regulação e Auditoria.

Publicidade

“Pela agilidade, pela resolutividade dessa ação a ideia nossa é está fazendo com que essas pessoas que passaram tanto tempo esperando por esse atendimento elas possam ter em um menor espaço de tempo”, concluiu o secretário municipal de Saúde.

 

DiaaDiaPicos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS