Connect with us

DESTAQUES

MÃOS À OBRA: Secretários participam ativamente de mutirão em Picos

Publicado

em

Chega à terceira etapa o Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue em Picos, realizado em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Obras e Saúde com ações de limpeza das vias públicas com retirada de matagal e lixo, conscientização quanto ao acúmulo de água e criação do Aedes aegypti e identificação desses focos, além da reforma e revitalização de pequenos trechos e praças, respectivamente, dos três bairros contemplados – Parque de Exposição, Paroquial e Morro da Mariana, cujos trabalhos se iniciaram nesta terça-feira (02).

A secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, e o de Serviços Públicos, Aírton Carvalho, participaram ativamente das três etapas dessa mobilização que, segundo Santana, se estenderá por mais bairros. Ela disse ainda que o mutirão surgia da necessidade de conscientizar à população para os riscos que correm com a proliferação de mosquitos da dengue e outras doenças com o descaso com o meio ambiente.

 

“Estamos aqui no Morro da Mariana, nosso terceiro bairro deste mutirão, isso na panfletagem, porque a secretaria de Serviços Públicos está presente em todos os bairros com essa limpeza. Essa parceria surgiu da necessidade que a gente percebeu que o carro do lixo passa pela manhã e o povo joga à tarde. Passa à tarde e jogam à noite. Passa à noite e só jogam depois que passa. Então buscamos esta parte educativa, mostrando que o acúmulo de lixo é um foco potencial para proliferação do mosquito da dengue e de outros tipos de doenças que a gente sabe que podem levar à morte”, argumentou Santana.

Maria Santana disse ainda que mesmo que a mobilização pareça pequena e atingir um número irrisório de pessoas, isto já é um sucesso, pois se essas começarem a cuidar de seu próprio espaço, isso vai se perpetuar aos demais.

“Aparentemente, essa ação parece ser pequena. Mas temos a intenção de que se uma ou duas pessoas se conscientizarem quanto à educação ambiental por onde a gente passar, já surte um efeito. Porque nós sabemos que, infelizmente, as pessoas – porque não dizer que grande parte dos picoenses – não cuida do seu ambiente. Se limpa a frente de sua casa, joga logo mais ali na frente, joga na rua, joga na calçada do vizinho. E, infelizmente, essas atitudes vão deixar a nossa cidade suja. Porque não adianta o poder público municipal limpar a rua e o morador não zelar dela. Então a gente decidiu fazer essa parte educativa na esperança de que isso possa transformar a realidade da questão da limpeza de nossa cidade”, disse ela.

Publicidade

A secretária relatou ainda que o poder público tem realizado seu trabalho todos os dias da semana, incansavelmente, mas é preciso que a sociedade acorde para a realidade em que vivem e contribuam com a administração no que diz respeito à limpeza das vias, pois não adianta um parte contribuir e a outra desfazer o serviço.

“A equipe de serviços públicos trabalha de domingo a domingo, mas a sensação que temos é de que a equipe não está em campo, porque é feito o trabalho, mas logo depois é desfeito pela sociedade. Eu considero até uma falta de humanidade, pois quando um morador toma essa atitude, ele não está prejudicando ao prefeito ou secretário. Ele está prejudicando a si próprio, aos seus vizinhos e, também, aos nossos queridos garis, que são pessoas que trabalham incansavelmente nessa cidade, mas que passam desapercebidos. O cidadão passa pelo gari e logo depois joga uma garrafa, o resto de cigarro, um papel de bombom. Essas são atitudes pequenas, mas que demonstram o desrespeito para com esses cidadãos que trabalham faça chuva ou faça sol”, declarou.

Revitalização de mais uma praça
“Hoje a equipe de campo da SEMAM esteve aqui, o senhor Valcides e um pedreiro, fazendo o levantamento do material necessário. A gente está pensando em planear o espaço, colocar bancos mais modernos e colocar mudas de plantas. A nossa intenção é deixar o espaço mais bonito para que as pessoas possam se sentir donas e comecem a zelar daquele espaço”, comentou Maria Santana sobre a pracinha localizada por trás da Unimed Picos, no Morro da Mariana.

Multa para que jogar lixo nas vias públicas
“O Aírton, o Marion e eu já conversamos sobre a possibilidade de aplicarmos multas nas pessoas que não respeitarem o meio ambiente. A gente vai pegar o exemplo de outras cidades da região, vamos sentar com o pessoal da procuradoria e vamos criar um Projeto de Lei e enviar para a Câmara. Porque nós já constatamos mesmo que, caso essas pessoas que não cuidam do meio ambiente não sejam multadas, infelizmente não tem como mudar”, declarou a secretária.

Expansão do mutirão
“Acredito que esse projeto vai avançar para outros bairros porque, em minha opinião, estamos sendo bem aceitos pela população. Tenho visto que está gerando resultados e temos agradado à população com essa mobilização. Onde a gente passa, o pessoal elogia a iniciativa. Está de forma bem reduzida, por enquanto, mas creio que avançaremos logo mais para os demais bairros de nossa cidade”, disse o secretário de Serviços Públicos, Aírton Carvalho.

O secretário apelou ainda para a sensibilidade dos picoenses; ele pediu que toda a sociedade se engaje no mutirão da limpeza não apenas quando ela passar pelo seus bairros, mas o tempo todo, contribuindo para o bem estar geral.

Publicidade

“Gostaria de pedir que a população se engaje nesse mutirão que é feito pelo poder público, mas que deve ser abraçado pela população. Cada um em seu terreno, em sua porta, fazendo sua parte, com certeza reduz muito o lixo e material que possa acumular água e, assim, fazer com que a dengue não seja proliferada”, apelou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS