Connect with us

DESTAQUES

Pessoas desobedecem quarentena e lotam ruas e agências bancárias de Picos

Publicado

em

A quarentena de prevenção e combate ao Coronavírus persiste, mas a ideia parece não ter sido fixada na cabeça de muitas pessoas. Com alguns comércios e agências bancárias, principalmente estas, em funcionamento, as pessoas têm saído cada vez mais de suas casas para se deslocarem até esses lugares, como mostra o vídeo abaixo.

De acordo com o procurador geral do município, Maycon Luz, o município não exerce o controle do funcionamento dos bancos, pois são de alçada federal.

“Existem os decretos do município de Picos que falam sobre o fechamento de algumas atividades. Contudo, no que tange a bancos e loterias, ainda há ressalva para a possibilidade de abertura, até porque são competências federais, ou seja, teria que haver alguma regulamentação federal. Por conta disso, fica difícil a gente proibir as pessoas de saírem de suas casas para irem a um banco”, explicou ele.

Maycon enfatizou ainda que o município não pode multar pessoas por saírem de suas casas, como tem acontecido em países pelo mundo, mas que essa penalidade, em Picos, é apenas para comércios.

Publicidade

“O município, pelo menos por enquanto, não tem como impedir que as pessoas saiam para esses estabelecimentos. As multas que foram previstas em decretos são apenas para comércios que, porventura, descumpram alguma regra. Mas, sobre bancos, infelizmente, não temos como agir de forma mais dura”, afirmou.

Ele apelou ainda para que as agências bancárias organizem e orientarem seus clientes como eles devem ficar, “sempre procurando uma distância segura de 1,5m a 2,0m de uma para outra”.

O diretor regional do Sindicato dos Bancários, Antônio Libório, destacou que as agências bancárias tomaram algumas medidas para que se diminuísse o fluxo de pessoal nos locais.

“O banco tomou algumas medidas. Nós aumentamos o horário de autoatendimento, que agora vai das 06h00 às 22h00, com o intuito de evitar que as pessoas venham no mesmo horário, visto que agora temos um espaço de tempo longo no autoatendimento. A questão do atendimento interno, o banco está selecionando os casos em que a pessoa seja realmente obrigada a subir para o atendimento. Mas, a maioria dos casos estão sendo orientados para que sejam atendidos no autoatendimento”, disse ele.

Publicidade

Libório destacou que pagamentos, depósitos e saques podem ser feitos no próprio autoatendimento, sem necessitar que se aglomerem pessoas no espaço interno do banco. Ele ainda aconselhou que pessoas idosas enviem representantes para saques de aposentadorias, a fim de que o grupo de risco não se exponha.

“Proibir nós não podemos, mas podemos aconselhar. Aqueles casos que podem ser feitos depois, em um outro momento, pedimos que as pessoas venham em outra oportunidade. Temos também aconselhado o uso de aplicativos e mais uma vez pedimos que as pessoas daqui de Picos dirijam-se ao banco nos horários estendidos, que é das 06h00 às 10h00, e das 14h00 às 22h00, que são os horários em que o atendimento interno não está em funcionamento e, consequentemente, com fluxo menor de pessoas, pois geralmente quem necessita do interno são as pessoas de fora, de outras cidades”, destacou.

Ele alertou para a seriedade do momento e pediu que as pessoas tenham compreensão para consigo mesmas e com as pessoas com as quais convivem. “Só vá ao banco em último caso, se for algo urgente. Se não for, preserve sua vida e dos demais”.

 

Vídeos: Raí Júnior

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS