Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Católicos promovem ato de desagravo contra agressões a Dom Plínio

Publicado

em

Leigos católicos realizaram no final da tarde desta quarta-feira, 1º de maio, um momento de espiritualidade na Catedral de Picos. O ato de desagravo foi contra os ataques que vêm sofrendo o bispo diocesano Dom Plínio José Luz da Silva e o pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, padre Francisco Pereira Borges, Padre Chiquinho.

Os ataques contra os dois religiosos acontecem especialmente nas redes sociais, em sua maioria por pessoas que não frequentam a Igreja Católica. E o motivo seria o projeto de troca do piso da Catedral, que começou a ser posto em prática no último dia 22 de abril, após aprovação da esmagadora maioria da comunidade consultada através de dois plebiscitos.

Momento de espiritualidade

Organizado pelos leigos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, o momento de espiritualidade e oração reuniu centenas de pessoas que lotaram as dependências da Catedral. A celebração demorou cerca de uma hora e meia e terminou com um abraço simbólico dos fiéis ao templo, eleito por duas vezes como a Segunda Maravilha do Piauí.

Segundo Socorro Albano, que integra o Conselho Pastoral da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, o principal objetivo do encontro foi mostrar que os paroquianos estão buscando a unidade frente a todas as diversidades que estão acontecendo, a todas essas polêmicas em relação à troca do piso da Catedral.

Publicidade

“No entanto, a igreja permanece unida em torno dos seus pastores, do nosso bispo e dos sacerdotes. Acredito que cada um que esteve presente na Catedral hoje veio dizer isso, a igreja, apesar de toda essa polêmica que está acontecendo, ela tem o seu dinamismo e todos os grupos, pastorais e associações continuam com a sua missão como leigos, responsáveis pelo serviço de evangelização, juntamente com os padres”, destacou Socorro Albano.

A leiga confirmou ainda que a celebração de hoje foi certamente uma manifestação contra os ataques que vêm sofrendo o bispo Dom Plínio José e o padre Chiquinho por conta do projeto de troca do piso da Catedral. “É normal que existam opiniões contrárias, mas, antes de tudo o respeito deve prevalecer”, ensina Socorro Albano.

Mobilização permanece

A mobilização dos leigos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios permanece até que haja uma solução para o problema e o projeto de troca do pisto seja retomado. Iniciado em 22 de abril o serviço foi paralisado dois dias depois por recomendação do Ministério Público Estadual.

Segundo apurou a reportagem do GP1, o Escritório de Advocacia que representa a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios já está com toda a documentação exigida pelo Ministério Público. A tendência é que o projeto de troca do piso da Catedral seja retomado o mais breve possível.

Publicidade

Lei de tombamento

Além da documentação exigida pelo MP, pesa a favor da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios à própria Lei Municipal Nº 2866/2017. Foi nela que se baseou o Ministério Público Estadual para recomendar ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), o embargo da obra de troca do piso da Igreja Catedral.

Em seu artigo 2º a lei destaca: “A partir desta data, as edificações não poderão sofrer alterações arquitetônicas nas áreas externas. Qualquer modificação interna deverá manter a originalidade da fachada”.

Como o projeto idealizado pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, com o apoio da esmagadora maioria da população católica consultada, não mexe com a área externa, mas apenas troca o piso interno, não é atingido pela lei.

A recomendação para o embargo da obra de troca do piso da Igreja Catedral foi feita pela promotora de justiça de Fronteiras, Karine Araruna Xavier, no último dia 24 de abril e, prontamente aceito pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.

Publicidade

 

Ato de desagravo contra ataques ao bispo e ao pároco da Catedral

Leigos se manifestam a favor da troca do piso da CatedralLeigos dão abraço simbólico na CatedralLeigos se manifestam a favor da IgrejaMomento de espiritualidade e oração

 

Fonte: GP1, por José Maria Barros


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS