A cidade de Picos registrou neste sábado (26), uma chuva de intensidade moderada acompanhada de temporal. De acordo com o Instituto de Meteorologia, precipitação que durou cerca de três horas, contabilizou 38 milímetros, com isso, o mês de janeiro já registrou 67 milímetros no total.

De acordo com o coordenador do INMET em Picos, Eugênio Lopes, as previsões apontam um inverno irregular e que as chuvas com maior frequência e possivelmente de maior intensidade só ocorrerão à partir de fevereiro.

“O INMET informou desde o início do mês, que se trata de um inverno irregular. Evidente que a partir de fevereiro a gente vai ter chuvas com mais constância e maior intensidade”, explicou Eugênio.

Finalizando o mês de janeiro, ainda não é possível identificar a caracterização do período chuvoso na região de Picos, mas diante da informação da dificuldade de alcançar a média nacional, o meteorologista aconselha os agricultores a iniciar o plantio de suas culturas agrícolas.

“Onde choveu os agricultores devem plantar, cuidar das plantações, não tem mais por que esperar. Mas só podemos dizer que o inverno está caracterizado quando ocorrer uma sequência de chuvas”, disse.

A forte chuva deixou vários pontos de alagamento no município picoense. Dentre ruas, casas e estabelecimentos comerciais, a água invadiu também as instalações do Hospital Regional Justino Luz em Picos.

Publicidade

Um vídeo compartilhado nas redes sociais após a chuva , mostra uma ala interna da unidade de saúde completamente alagada e pessoas, entre funcionários e acompanhantes de pacientes, ajudando na limpeza do local.

Esta não é a primeira vez que isso acontece. Na última chuva de grande intensidade, onde foi registrado 130 milímetros no início de dezembro do ano passado, o hospital também foi invadido pelas águas. Na ocasião, pacientes também registraram em vídeo e divulgaram na internet.

Fonte: Grande Picos