Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Conselho Regional de Psicologia visita interiores para descentralizar trabalho na capital

Publicado

em

O Conselho Regional de Psicologia – CRP 21 – esteve nesta sexta-feira (23) em Picos em encontro realizado para profissionais e estudantes, a fim de debater o papel do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social e como o conselho tem fiscalizado o trabalho dentro do Estado.

Estiveram presentes o presidente, José Augusto; a vice, Valéria Macêdo; o fiscal, Felipe Ferreira; e a conselheira local, Juliana Maia.

Segundo a vice-presidente do CRP 21, Valéria Macêdo, não existe uma data para comemorar o Dia do Psicólogo, mas entenderam ser o dia 27 de agosto a melhor, pois foi aí que a profissão foi regulamentada.

“No dia 27 de agosto de 1962 foi regulamentada a profissão do psicólogo. Nós não temos nenhum dia específico do psicólogo, mas como foi regulamentada nessa data, a gente faz eventos alusivos a esse dia. Desde o começo do mês rodamos o estado todo. Fomos em SRN, Piripiri, Floriano, Paranaíba, tivemos em Teresina e encerramos em Picos”, explicou.

Ela disse ainda que o objetivo dessa visita aos interiores é aproximar as ações do CRP 21 do profissional, explicando as normas existentes e como o psicólogo deve agir mediante os mais diversos casos que possa se deparar no exercício da profissão.

Publicidade

“A gente vai levando por todo o Estado estas palestras porque os psicólogos procuraram. Estamos levando o SUAS e questões de orientações a algumas resoluções para ajudar a psicologia. Sempre a gente faz isso, levando eventos para o interior, realmente com a intenção de descentralizar o trabalho da capital, até porque temos psicólogos pelo estado todo. Antes tinha uma reclamação geral porque nosso trabalho estava centralizado na capital, mas agora estamos sendo bem recepcionados desde o início de nossa gestão com esse trabalho de descentralização, pois nem todo mundo tem como ir na capital, e a gente vai nas cidades mais populosas levando esse serviço que é feito para os profissionais lá em Teresina”, disse.

A conselheira Juliana Maia, picoense, corroborou a fala que afirma a necessidade em dar apoio às cidades do interior. “Durante esse tempo em que estivemos na atuação do Conselho, um de nossos propósitos foi descentralizar o CRP de Teresina e trabalhar a interiorização. Há representantes espalhados pelo estado todo, nas cidades-polo, ou seja, as mais populosas, com a intenção de realmente buscar o avanço dentro dos interiores do nosso Estado”.

O presidente do CRP 21, José Augusto, ministrou uma palestra com o para debater o exercício da profissão dentro do Sistema Único de Assistência Social.

“É com imensa satisfação que viemos ao município de Picos encerrando uma trajetória que fizemos pelo Piauí, em comemoração ao Dia do Psicólogo, que é comemorado no dia 27. Nosso objetivo foi expandir nossas orientações e a discussão principal sobre as políticas públicas, especificamente “O lugar do psicólogo dentro da política de assistência”. Essa política que hoje é praticamente uma fatia de mais de 60% dos profissionais de nosso Estado. Então é importante que a gente provoque essas discussões, para que o profissional se sinta representado e possa exercer a profissão de uma maneira mais adequada”, afirmou.

São mais de 3.000 profissionais de psicologia atuantes no estado do Piauí e inscritos no conselho Regional de Psicologia.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS