Connect with us

Picos

Programa Olhar Bem atende 6 mil pessoas no município de Picos

Publicado

em

O município de Picos, localizado na região sudeste do estado, recebeu nesta segunda-feira (07), mais um dia de atividades do Programa Olhar Bem, ação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que tem por objetivo descentralizar o acesso a cirurgias de catarata e atendimentos oftalmológicos.

Ofertando consultas e cirurgias de catarata, o Olhar Bem é uma ação de caráter itinerante, e em primeiro momento, percorrerá os municípios de Picos, Bom Jesus e Floriano. A meta é realizar 15 mil consultas e 4.800 cirurgias de catarata durante esta etapa. Em Picos, 6 mil consultas e 1.800 cirurgias serão realizadas até o fim da ação, que acontece nas dependências da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do município.

“Os pacientes fazem uma avaliação, sendo detectada catarata, eles são encaminhados direto para o centro cirúrgico, onde passam por uma cirurgia rápida de apenas 13 minutos. Após o procedimento médico, eles vão para o pós-operatório, lá recebem óculos de proteção e um colírio para utilizarem nos 30 dias seguintes à cirurgia. Após esse período, eles retornam para fazer uma nova avaliação”, explicou a diretora da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Rosélia Carvalho.

Olhar Bem em Picos( Foto: Francisco Leal)

Entusiasta do programa e da descentralização de atendimentos médicos de média complexidade, o governador Wellington Dias acompanhou o desenvolvimento das atividades do programa em Picos. “O objetivo é descentralizar serviços que são encontrados apenas na capital. A ideia é trazer um serviço de saúde cada vez mais humanizado. Aqui nós temos um centro cirúrgicos para a realização de cirurgias de catarata, mas antes disso os pacientes passam por um processo de triagem, fazem as consultas, tudo isso acompanhados de uma equipe dedicada e apaixonada por esse projeto”, pontuou Dias.

Ainda no âmbito da saúde, o governador assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Parto Normal de Picos. O objetivo é humanizar o parto, momento tão importante para a vida das mulheres.

Publicidade

Na oportunidade, o governador entregou um ônibus para Universidade estadual do Piauí de Picos. A aquisição recebeu investimentos de R$ 140 mil e é fruto de emenda parlamentar.

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS