Connect with us

MUNICÍPIOS

Ponte que liga municípios no PI está destruída e moradores ficam isolados

Publicado

em

Cerca de 5 mil habitantes da cidade de Arraial, a 239 km de Teresina, região Sul do Piauí, estão ilhados porque as duas pontes que davam acesso ao município foram destruídas. O município já chegou a passar 48 horas sem acesso, e em novembro, a prefeitura do município declarou situação de emergência após encaminhar um ofício à Brasília e solicitar o acompanhamento da Defesa Civil.

“Outro dia nós ficamos aqui ilhados por 48 horas sem sair para lugar nenhum e sem nenhuma saída”, contou o agente de saúde Cícero de Miranda. “Quando o rio está cheio é preciso esperar o rio secar para poder passar”, pontuou.

O mesmo problema também é observado na cidade de Francisco Ayres, vizinha de Arraial. Segundo os moradores, quando chove o problema se agrava ainda mais. Enquanto isso, boa parte da população que precisa de serviços básicos, como saúde e transporte, está prejudicada por causa do acesso que não existe mais.

Para os moradores, a situação ainda piora em dias de chuva (Foto: Reprodução/TV Clube)Para moradores, a situação ainda piora em dias
de chuva (Foto: Reprodução/TV Clube)

“Só Deus sabe como a gente passa aqui. Primeiro que deveríamos passar ali em cima, mas não tem mais passagem na ponte e nós estamos passando por essa situação aqui”, comentou Bartolomeu Morais, morador de Francisco Ayres.

O prefeito da cidade de Arraial, Dedé Marinho, disse que diariamente são transferidos pacientes para a cidade de Floriano e comentou que o problema é grave.

“Aqui é o nosso acesso a Floriano, a cidade polo de saúde. A ponte estava ruim, mas carros de pequeno porte estavam passando. Já procuramos a Defesa Civil e fizemos um decreto de situação de emergência que já foi homologado e mandado para Brasília”, frisou o gestor.

Publicidade

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) disponibilizou recursos no valor de cerca de R$ 3 milhões para concluir a obra das duas pontes, mas a empresa responsável pelo serviço só retirou as antigas estruturas de madeira e improvisou desvios que passam pelo leito.

O diretor geral do Idepi, Elizeu Aguiar, lamentou a situação das pontes e disse que entrou em contato com a Defesa Civil para elaborar um orçamento para a construção de uma passagem.

“A solução seria um paleativo para o período chuvoso. O projeto já foi enviado para Brasília para aprovação e espera-se que se possa conseguir uma ponte móvel para poder dar acesso à cidade. Logo que liberado, será construída uma ponte efetivamente segura”, garantiu.

Quanto ao prazo, o diretor do Idep disse que a nova equipe do governo já foi informada da situação. “Eles vão dar celeridade ao processo pela gravidade de ter uma cidade como Arraial isolada”, finalizou.

 

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS