Connect with us

MUNICÍPIOS

Santana do Maranhão realiza busca de cães para testagem de Leishmaniose Visceral Canina

Publicado

em

Na segunda-feira (03), a Secretaria de Saúde de Santana do Maranhão, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, realizou buscas de cães para testagem de Leishmaniose Visceral Canina, na zona rural do município.

A ação aconteceu nos povoados de Vereda I, Morros, Canto Sujo e no bairro São José. Foram priorizados inicialmente os domicílios em que há ocorrência da doença em humanos.

A médica veterinária Yana Vieira participou das consultas e explicou como as residências foram escolhidas.

Foto enviada pela Dra. Yana

“Primeiramente nós fizemos nos domicílios que havia diagnóstico positivo para a doença em humanos, ou seja, fizemos um bloqueio na área a fim de verificar se os animais também apresentariam a doença”, disse.

A Dra. Yana, destacou a importância da iniciativa. “É de suma importância para a saúde pública do município. Nós sabemos que a Leishmaniose é uma doença endêmica no país e de grande problemática, e os cães são fontes de transmissão, infelizmente. Então, diagnosticando os animais podemos saber a situação que o município está em relação a doença ” disse.

Também fizeram parte da ação o Enfermeiro Coordenador da Vigilância Sanitária, Nailton Costa, os Agentes de Endemias e Fiscais Sanitários.

Publicidade

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa, popularmente conhecida como Calazar, causada por um protozoário do gênero Leishmania, sendo transmitida pela picada da fêmea do mosquito da espécie Lutzomyia Longipalpis (mosquito palha).

A equipe pretende realizar futuramente, campanhas para o conhecimento da doença pela população.

Confira mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS