Connect with us

Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete inicia campanha de vacinação nesta segunda (08); veja locais e datas

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através da gestão do prefeito Márcio Alencar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que tem como secretária Rayara Carvalho, divulgou nesta sexta-feira (05) as datas e locais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o vírus Influenza H1N1.

O objetivo da imunização é reduzir as complicações, internações e a mortalidade, decorrentes da infecção do vírus da influenza na população  alvo da vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças e gestantes.

A Influenza H1N1 é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores em condições de risco para complicações da infecção como crianças menores de anos 5 anos de idade, idosos com mais de 60 anos de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e e outras condições clínicas especiais.

No tocante, o município de Alegrete terá postos de vacinação em diferentes datas e locais.

Veja as datas e locais para o mês de abril e logo após os postos de vacinação no mês de maio!

Publicidade

A campanha inicia no município a partir desta segunda-feira (08), no Posto de Saúde, no povoado Pocinhos, com horário das 08h às 12h. O público alvo para esta data serão crianças de 06 meses a cinco anos de idade, mulheres gestantes e puérperas.

Na próxima quinta-feira (11) serão vacinadas crianças de 6 meses de até 5 anos, gestantes e puérperas, na Unidade Básica de Saúde, Maria Francina Alencar, com horário das 08h às 11h e das 14h às 16h.

Ainda no dia 11, na localidade Boa Vista das 08h às 11h, crianças, gestantes e puérperas receberão a vacina.

No dia 16 de abril, na UBS João Januário de Oliveira, no horário das 14 às 17h tendo como público alvo crianças de 6 meses até 5 anos de idade, mulheres gestantes e puérperas.

No dia 25 de abril, será realizada na Unidade Básica de Saúde Maria Francina Alencar, para trabalhadores da saúde, no horário das 8h às 11h e das 14 às 16h.

A campanha de vacinação terá prosseguimento também no mês de maio.

Veja datas e locais de vacinação para o mês de maio:

Dia 04 de maio, das 08h às 11h e das 14 às 16h, na UBS Maria Francina Alencar, receberão a vacina idosos acima de 60 anos.

No dia 08 de maio, durante manhã e tarde, a vacinação será realizada na Unidade Básica de Saúde, João Januário de Oliveira, para idosos acima de 60 anos portadores de comorbidades;

No dia 09 a vacinação será também para idosos e pessoas portadoras de comorbidade, durante manhã e tarde, na localidade Boa Vista.

Também no dia 09, das 08h às 11h e das 14h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Maria Francina Alencar, haverá vacinação para professores.

No dia 16 de maio, na UBS Maria Francina Alencar, serão atendidas pessoas crônicas com laudo médico

O Ministério da Saúde exige alguns critérios para vacinação contra gripe e o vírus influenza. Veja abaixo!

Publicidade

►Para crianças de seis meses a 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) que receberam uma ou duas doses da vacina em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019. No entanto, para crianças que ainda não foram vacinadas, devem receber uma dose, e, com trinta dias receber a segunda dosagem;

►Gestantes: As mulheres gestantes podem se vacinar em qualquer período gestacional, não necessitando de comprovação.

►Puérperas: Todas a mulheres após 45 dias de parto devem receber a vacina, havendo a necessidade de documento que comprove ( certidão de nascimento, cartão de gestante e/ou documento de hospital que ocorreu o parto;

►Todos os trabalhadores da saúde lotados nos serviços públicos e privados nos diferentes níveis de complexidade devem receber a vacina;

►Professores da rede de ensino pública e privada estão aptos a receberem a vacina;

Publicidade

►Pessoas com idade de 60 anos ou mais devem receber a vacina mediante documentação que comprove a idade;

►Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS