Connect with us

MUNICÍPIOS

Saúde de Pio IX inicia atividades da III Semana de Enfermagem

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Pio IX, através da Prefeitura Municipal, iniciou nesta terça-feira (09), a III Semana da Enfermagem. Diversas atividades e minicursos para profissionais da enfermagem acontecem até o próximo dia 11, conforme destacou o secretário de Saúde, Jônathas Leite.

Nesta terça, primeiro dia da III Semana da Enfermagem de Pio IX, houve abertura às 08h, credenciamento e apresentações de experiência exitosas das Equipes de Saúde da Família.

Profissionais durante o credenciamento

O evento contou ainda com momentos de descontração com música ao vivo e foi oferecido um café da manhã aos participantes.

Secretátio Jônathas Leite

O secretário Jonjon como é conhecido, destacou entre outros assuntos a luta da classe nos últimos dois anos pela implantação do piso nacional. Além disso foi ressaltado a jornada de 30 horas para enfermeiros e técnicos de enfermagem de Pio IX.

“Encaminhei o projeto para o prefeito e ele enviou para a Câmara. Foi aprovado e agora completa 180 dias. A partir de julho os profissionais trabalham 30 horas”, destacou.

Ainda dentro da programação foram apresentados trabalhos inscritos e selecionados para a 8ª Mostra Piauí Aqui tem SUS, que acontece em Teresina nos dias 16 e 17 de maio. São eles: Teatro de bonecos como ferramenta de promoção da inclusão entre alunos da séries iniciais; Listagem nominal como ferramenta de impulsionar o aumento das coberturas vacinais; Ensaio fotográfico de gestantes no processo do cuidar para promoção da autoestima na gestação.

Jonjon enfatizou que são vários trabalhos que irão concorrer para ficar entre os 10 melhores. Os dez melhores irão para o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em Goiás no mês de julho, na apresentação nacional. Os melhores resultados serão premiados.

“Experiências muito boas. Bons trabalhos, experiências exitosas que tiveram envolvimento das equipes”, pontuou o secretário de Saúde.

Ainda foram apresentadas as experiências do Março Lilás na Serra do Boi e o Projeto de prevenção da gravidez não planejada na adolescência nas escolas de Pio IX.

Publicidade

Vale ressaltar que os portadores de fibromialgia foram acolhidos para uma roda de conversa com médico Tales Garcia e a psicóloga Socorro Feitosa, além da participação dos profissionais da enfermagem.

Programação

Amanhã, quarta (10), às 08h, será desenvolvido o minicurso “Feridas”. Durante a tarde acontece o minicurso RCP.

Na quinta-feira (11), último dia das atividades, será promovido o minicurso Ética e Comunicação. O encerramento está marcado para 12h.

Fotos do 1º dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS