Connect with us

DESTAQUES

Desfile em comemoração ao Dia da Independência retrata a História do Brasil em Simões

Publicado

em

Em 7 de setembro de 1822,  Dom Pedro I deu o grito às margens do rio Ipiranga pela independência do Brasil  que  ecoou eternizando,  assim  o som da liberdade. Um  novo Brasil renasceu e  desde então comemorações tornaram-se frequentes para este dia,  rememorando a história e a identidade brasileira.

Como forma de resgatar e  exaltar a tradição histórica,  preservar a  cultura e renovar o espírito de cidadãos patriotas, a Prefeitura de Simões,  através da Secretaria Municipal de Educação realizou o 2º Desfile Cívico das Escolas Municipais, em alusão ao 7 de Setembro,  Dia da Independência do Brasil.

FOTOS | Desfile cívico em Simões – Álbum I

FOTOS | Desfile cívico em Simões – Álbum II

Promovido nesta sexta-feira, 06,  com o tema “História  do Brasil :  períodos e  fatos “, o desfile retratou a história do País  desde os povos indígenas, a  chegada dos portugueses até a independência,  reinados, Brasil colônia e a Proclamação da Republica.

O ato cívico contou com a participação  da  Creche Professor  Raimundo Félix , com a ala ‘Povos do Brasil’, as  escolas, 7 de Setembro, que apresentou sobre ‘Chegada do Portugueses’,   a São Benedito, com a ‘Independência do Brasil’, a  Eustáquio Carvalho, que mostrou sobre o ‘I Reinado’ e a  Érico Veríssimo sobre o ‘II Reinado’.

A unidade de ensino São Luís, apresentou sobre a ‘1ª República e  República Velha’, o Centro de Educação Municipal- CEM, mostrou a ‘Revolução de 30’,  e as  escolas Padre José Medeiros e Nossa Senhora do Perpétuo  sobre  a ‘Era Vargas’ e o ‘Período Militar’, respectivamente, e o EJA  foi  o último pelotão com apresentação dos ‘Presidentes do Brasil’.

Publicidade

Três  Bandas Marciais, de Simões, Caridade do Piauí  e Araripina PE, abrilhantaram o desfile e transmitiram alegria á celebração e a exuberância  do civismo à pátria.

O desfile teve início na Rua Antônio Lopes, e  percorreu as ruas e avenidas da cidade, atraindo a atenção da população que se aglomeraram em grande número para prestigiar a passagem dos pelotões .  O encerramento aconteceu na praça matriz, onde foi montado do espaço solene para apresentação dos pelotões às autoridades locais.

Na ocasião, o  prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Ulisses, fez uso da palavra. “Parabenizo todos os envolvidos  na realização desse evento. Falar da história é sempre uma oportunidade de reviver e refletir  sobre as nossas vidas. Nossa história é alicerçada em muitos feitos, o 7 de Setembro é bastante representativo a nossa  pátria, mostra  a bravura de muitos homens que lutaram  pela conquista da liberdade  e independência da sua nação, essa é nossa história e devemos preserva-lá  e leva-lá sempre as gerações que nos sucedem.  E que possamos  continuar escrevendo-a e construindo um mundo e uma cidade melhor” disse.

Por fim, o gestor reafirmou sua parceria e compromisso  para buscar melhorias que produzam crescimento  para toda a comunidade de Simões. “Nossa meta é oferecer bem estar, dignidade e qualidade vida a todos os munícipes”, reforçou ele agradecendo a todos que participarão do desfile.

A secretária de Educação, Íris Elaine,  fez  um discurso de agradecimento. ” A gratidão é o único dos tesouros dos humildes, e, é com este pensamento que externo o meus  agradecimentos a todos que contribuíram para a realização deste evento, que culmina em envolvimento e  parceria  de muitas  mãos e mentes que juntas  possibilitaram este momento acontecer. Muito obrigado a todos”, disse reforçamento seu comprometimento de buscar desenvolver uma educação melhor a cada dia.

Publicidade

Veja mais  fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS