Connect with us

DESTAQUES

II Seminário de Educação abre o ano letivo em Simões

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última segunda-feira (05), a abertura do 2º Seminário de Educação em Simões, que acontece no município até a quinta-feira, 8 de fevereiro. O evento de abertura aconteceu no Centro de Treinamento Cristão de Simões (CETRECS).

A abertura do evento, que é voltado para todos os servidores da educação, contou com a participação de cerca de 250 pessoas, sendo 180 professores. Participaram também o prefeito municipal, José Wilson de Carvalho, a primeira dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a secretária de Educação, Iris Elaine, secretário de Administração, Edilberto Abdias, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Custódio, o Zezé Morais.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Wilson de Carvalho desejou uma semana produtiva a todos os participantes do seminário e agradeceu a presença de todos. “Quero desejar uma semana proveitosa para todos, que seja mais que um seminário, que todos possam ter bom êxito nesse evento. Agradeço as professoras Roseane Pereira, Rosângela e Socorro Brito e a todos pela disponibilidade em participar desse seminário” disse.

A secretária de Educação, Iris Elaine, também agradeceu a presença de todos e disse que a maior meta é garantir um ensino de qualidade para os alunos. “Agradeço a cada um dos professores e funcionários das nossas escolas pela presença. Estamos trabalhando todos juntos para garantirmos nossa meta maior, que é oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Entramos o ano com muitas mudanças, pensando sempre na qualidade do ensino aprendizagem, conheço as dificuldades e desafios, mas sei que com empenho e dedicação de cada um vamos alcançar um bom resultado final. Que durante este seminário possamos manter o coração na escola e vamos juntos, construir e fazer a diferença na educação do nosso município” disse a secretária.

Durante o evento foram realizadas apresentações com a Banda Marcial Avelar Dantas, palestra motivacional “A Vida é Feita de Escolhas. Qual é a Sua?”, ministrada pela Prof. Msc. Rosanne Pereira de Sousa Correia, e as oficinas de Iconografia, interpretação, lúdico, jogo, práticas, cotidiano, artes, gráficos, tecnologias e produção textual, mediadas Prof. Doutora Rosângela Pereira de Sousa – NEAD/UESPI e a oficina “IDEB para 2019 – Análise e avaliação: foco nos erros e acertos”, mediada pela Prof. Doutora Cleire Maria do Amaral Rodrigues.

Publicidade

Na oportunidade, a Coordenadora de Programas e Projetos, Francimeire de Carvalho e a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Elaine Cristina, apresentaram os números da educação no município e resultados do ano de 2017. A Coordenadora Francimeire de Carvalho, fez um comparativo com anos anteriores, com base nos números do IDEB e Prova Brasil e mostrou os dados do município em 2017 por escola, como matrícula, aprovação, reprovação e abandono.

Já a coordenadora Elaine Cristina, explanou sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e apresentou dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.

A coordenadora também informou, que a Educação estará realizando uma ação chamada de “Busca Ativa”, com o objetivo de identificar as crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula.

Durante o evento, também foi abordado sobre o processo de nucleamento das escolas, que está sendo realizado no município com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, reduzindo o número de escolas e acabando com o ensino multisseriado, que é uma organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental, simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

Atualmente, o município possui 09 Escolas Núcleo e 03 Escolas Multisseriadas, que atendem 3.210 alunos, nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o ano letivo de 2018, que terá início no próximo dia 19 de fevereiro, foi fechada mais uma escola, que atendia na modalidade de ensino multisseriado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS