Connect with us

DESTAQUES

VILA NOVA | Antiguidade e modernidade marcam 1º dia do 19º Arraiá São João Batista

Publicado

em

O colorido da festa junina voltou a ser protagonista no povoado São João Batista em Vila Nova do Piauí nesta quinta-feira (23). Distante 12 km da Sede do município, o povoado está celebrando os festejos do seu padroeiro, um símbolo das festividades juninas.

Paralelo à programação religiosa acontece o arraiá São João Batista, unindo tradição, pertencimento e valorização da cultura local e sendo um dos maiores do interior do Piauí, atraindo um público de vários municípios.

Este ano, o evento encontra-se na 19ª edição e retorna após dois anos de interrupção por conta da pandemia com o tema “Antiguidade e Modernidade – se misturam no maior e melhor Arraiá da região! – Avisa lá que eu vou”. A festa é promovida pela Prefeitura Municipal, gerida pelo prefeito Edilson Brito.

Bandeirolas de todas as cores, fogueira, barracas e balões são alguns dos elementos que decoram o palco do arraiá. Para o primeiro dia, o prefeito Edilson abriu o evento puxando um forró com sanfona e triângulo acompanhado dos vila-novenses que iriam se apresentar posteriormente.

O prefeito Edilson em seu pronunciamento no primeiro dia, falou em gratidão e trabalho. “Hoje retornamos aos trabalhos dos festejos juninos após dois anos parados devido a pandemia, mas graças a Deus retornamos. Quero dizer que a cada ano que passa, nós investimos mais e fazemos mais pelo nosso povo e pela cidade. Vemos hoje uma realidade diferente aqui no povoado São João Batista que está todo asfaltado e os investimentos não irão parar de vir”.

Logo depois, o vice-prefeito Manoel Leal deixou sua mensagem. “É uma alegria muito grande após dois anos sem ter esta festa, estarmos aqui de volta hoje, quero parabenizar toda a equipe da organização que deixou tudo lindo. Espero que todos brinquem hoje e amanhã com muita paz e harmonia”.

O secretário de cultura, Miqueias Carvalho destacou sua alegria com a valorização da cultura local na programação do arraiá. “Quero parabenizar a gestão e dizer que este ano nós temos dois diferenciais, o primeiro é que a festa está mais bonita e mais ornamentada e segundo é que todas as apresentações são daqui de Vila Nova, dos alunos da rede municipal de ensino e isso é sinal que a gestão valoriza seu povo mostrando o melhor que temos”.

Em seguida, a palavra foi facultada à secretária de educação, Antônia Maria “Esse é um momento muito importante para nós, foram dois anos sem a nossa festa e hoje estamos aqui, então o sentimento é de gratidão. Quero parabenizar as equipes e alunos das escolas municipais que trouxeram suas apresentações e gradecer a gestão pelo apoio que sempre nos dá”.  

Apresentações culturais:

A noite foi recheada de apresentações culturais locais, a primeira foi do Grupo AJA com o Xaxado Mirim. Ao som da música “Xaxado da Paraíba”, 13 crianças se apresentaram trazendo as raízes da cultura nordestina.

A segunda, foi a vez da Quadrilha Arraiá Tradição formada por alunos do 5ª ao 9º ano da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva. Tradição é de fato a palavra que melhor representa o que o grupo trouxe, a dança mais típica de festa junina com direito ao túnel, grande roda e caracol.

A terceira apresentação foi da Quadrilha Rastapé composta por estudantes do 3º ao 5º ano da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima. Ela teve de tudo um pouco, “olha a cobra, é mentira”, casamento e a noiva jogando o buquê.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_7701.jpg

Em seguida, o Grupo AJA trouxe o Forró das Bonecas. As nove moças que dançaram entregaram graça e delicadeza ao público.

Com muito charme, o Grupo AJA também trouxe a coreografia da música “Esperando na Janela”, dançada por 11 meninas.

A penúltima apresentação foi do Grupo de Ginástica Aeróbica, Mulher Rendeira com a música “Cintura Fina”.

Fechando com chave de ouro, o Grupo AJA entregou modernidade, contemporaneidade e muita personalidade com a apresentação “Bainá”.

Após cada apresentação, as autoridades presentes entregaram uma placa simbólica em reconhecimento aos grupos e às pessoas que estiveram à frente da organização das coreografias.

Apresentações musicais:

Para encerrar o primeiro dia do arraiá de São João Batista, subiram ao palco até amanhcer o dia as bandas: Alvino Luz, Karlla Thalyta, Waldo e Felipe e Felipe Piseiro.

Publicidade

Além do prefeito Edilson Brito, da primeira-dama, Ana Carolina e autoridades já mencionadas, estiveram presentes prestigiando a primeira noite, os vereadores, Roberto Moura (presidente da câmara); Adonelys Araújo; Dorgivaldo Lima; Cregio França; Deijano Lima; Flávio Adão. Os secretários, Antônia Maria (Educação); Kátia Leila (Saúde); Eslândio Leal (Finanças); Antônio Leal (Agricultura); Gilberto Lima (Administração); Miqueias Carvalho (Cultura); Adelino Oliveira (Meio Ambiente); Erivan Brito e Almerinda Luz (Governo). Os ex-prefeitos, Arinaldo Leal, Adão Frutuoso e Zé Navez.

A programação continua hoje (24), à partir das 21h com a recepção das lideranças políticas estaduais, Deputado Estadual Nerinho, Deputado Federal Flávio Nogueira, pré – candidato a governador Rafael Fonteles e pré – candidato ao senado, Wellington Dias. E shows de Gean Toddy às 23h, Forró Real- 01h e Iohannes 03h.

Confira mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS