Connect with us

DESTAQUES

Vila Nova do Piauí é destaque na TV pelo compromisso com a 1ª infância

Publicado

em

Municípios do Piauí e Ceará entre outros estados, participaram de uma capacitação de prevenção e combate contra violência de crianças e adolescentes.  O evento aconteceu durante toda esta terça-feira (14), no auditório Umbu Cajá, no Atlantic City, localizado na avenida dos Expedicionários, 4102-4132 – Recanto das Palmeiras, em Teresina.

A capacitação teve como objetivo preparar os municípios a adotarem estratégias para a redução de homicídios, além de atendimento adequado às vítimas de violência sexual, bem como o combate ao racismo e municipalização de medidas socioeducativas. No entanto, para os municípios adquirirem o Selo Unicef é necessário atingir as metas estabelecidas.

Entre os 102 municípios participantes da capacitação, estava a cidade de Vila Nova do Piauí representada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a articuladora do Selo Unicef, professora Marli Veloso; membro do Conselho Tutelar, Elisângela Brito, juntamente com o presidente do CMDCA, Jhônatas Luz.

Da esq. p/ dir.: Ana Carolina, Elisângela Brito, Marli Veloso e Jhônatas Luz

Fruto da dedicação do prefeito Edilson Brito, juntamente com as equipes que compõem o secretariado, com pouco mais de 3.000 habitantes, Vila Nova do Piauí, localizada há 370 km da capital Teresina, cumpriu pelo terceiro ano consecutivo todas as metas estabelecidas pelo Fundo da Nações Unidas para Infância (UNICEF), alcançando as certificações.

Entre os indicadores, registra-se também avanços na Educação e na Saúde. É importante destacar que dentro desse índice, a mortalidade infantil que já alcançou os 30%, encontra-se atualmente zerada.

“É importante que a sociedade entenda que é necessário a continuidade das política públicas que priorizem crianças e adolescentes para que em nenhum momento haja retrocesso no assegurar desses direitos”, destaca Marli Veloso..

Publicidade

Assegurar os diretos das crianças e adolescentes, para a articuladora Marli Veloso, é necessário mais investimentos em prol da causa.

“O investimento de forma mais sólida no asseguramento dos direitos da primeira infância é a forma mais firme e eficaz de garanti-los e, também na formação política e cultural dos adolescentes que ainda é nosso grande desafio”, acrescentou a articuladora do Selo Unicef de Vila Nova do Piauí.

-Veja vídeo:

-ÍNDICES

Publicidade

Em 2016, no Brasil, mais de 11 mil meninos e meninas entre 10 e 19 anos de idade foram assassinados. O número em média equivale a 34 mortes para cada 100 mil crianças. No Piauí, no mesmo ano, 126 crianças e adolescentes foram mortos, média de 21 mortos para cada 100 mil habitantes.

No mesmo ano, os casos de abuso sexual registraram 813 vítimas que sofreram estupro ou tentativa de estupro. Na cidade de Teresina o 4º Conselho Tutelar responsável pela região Leste atendeu somente em 2018, 56 vítimas. Neste ano somam 19 caso até o corrente mês de maio.

*Da redação Cidades Na Net com informações do Jornal do Piauí/ TV Cidade Verde*


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS