Connect with us

POLÍTICA

Senador Elmano Férrer deixa oposição após ‘72 horas’ e volta para a base do Governo

Publicado

em

Se nem só de pão vive o homem, o que dirá dos homens da política piauiense que trocam de opinião sazonalmente em troca de uma indicação para um cargo a mais. Cargo esse que quem estiver a frente será o encarregado de manipular nada menos que R$ 300 milhões, que seria a verba anual destinado ao Dnit do Piauí, para realização de obras e vários serviços. Com tantos recursos em jogo, eis aí a justificativa para tantas mudanças de opiniões.


Senador Elmano Férrer (PTB-Piauí).

Recentemente, o senador Elmano Férrer, do PTB no Piauí e um dos mais comemorados aliados do governo petistas Wellington Dias e Dilma, havia anunciado que deixaria o seu ‘lugar ao sol’ para marchar junto com as tropas da oposição, liderados nacionalmente pelo PSDB e até pelo próprio PTB, que a nível nacional, também já se declarou opositor ao governo da presidenta petista.

A decisão de Elmano Férrer havia sido tomada após o Ministério dos Transportes vetar a nomeação de José Ribamar Bastos, indicado de Elmano, para chefia da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Piauí (Dnit). O veto ao indicado de Elmano para o Dnit foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (15), onde foi tornada nula a nomeação de José de Ribamar como superintendente regional do Dnit no Piauí.

Na ocasião, foi declarado no próprio veto que o indicado não poderia assumir tão função, visto que seu nome não obedece aos requisitos específicos da portaria 329, que torna exclusiva de servidores do DNIT a nomeação para alguns cargos, dentre esses o de presidente do órgão. No entanto, o senador petebista alegou que seu indicado tem toda capacidade técnica para o cargo, mesmo não sendo servidor efetivo do órgão.

Mesmo assim, o nome não foi aceito e o caso tinha provocado, até então, a ira do senador, que decidiu marchar junto com a oposição, depois da afronta. O senador Elmano chegou a dizer para imprensa local que o Governo Federal tinha uma dívida com o Piauí e que não aceitava o veto ao seu indicado, por isso, ‘iria bota para quebrar na oposição’.

Entretanto, menos de 72 horas após, o petebista parece já ter voltado atrás sem ter quebrado ou muito menos arranhado qualquer vidraça do Karnak ou do Palácio do Planalto, a não ser, quem sabe, a sua própria imagem perante ao eleitor, que já mostrou nas urnas, durante as últimas eleições, que político ‘sem palavra’ e que muda ‘bruscamente’ de lado acaba perdendo voto. Como aconteceu com seu adversário ao senado em 2014, o ex-governador Wilson Martins (PSB), que na eleição para governador em 2010, tinha o apoio indiscutível dos petistas, Lula, Dilma e Wellington. Amizade essa, que não durou até 2014.

Publicidade

Na última segunda-feira (15), o senador Elmano foi visto conversando com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e o assunto possivelmente seria a saída do senador da base do governo. No meio da semana, o senador teria sido visto em Brasília já se encontrando casualmente com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).

Antes mesmo de Elmano se inteirar das pautas da oposição, o governo Wellington Dias tratou de acalmar os ânimos e convencer o petebista a continuar ao lado do governo. A solução foi bem simples, garantir ao petebista que ele continua tendo a indicação para o cargo de chefia da regional do Dnit no Piauí. Mais desta vez, o senador terá que indicar alguém que se adeque ao que manda lei, ou será um servidor do órgão ou mesmo um servidor federal.

A proposta teria sido aceita pelo ‘Vein’ que já teria desistido da ideia de ir para oposição. O fato rendeu críticas pelo deputado estadual Robert Rios (PDT), que disse nesta semana no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, que “ou o Piauí e o Brasil tinham ganhado um novo opositor aos governos do PT, ou a República ganhou um novo chantagista”, afirmou Robert.

Chantagem ou não, o senador do PTB parece que permanecer tranquilo na base aliado ao ter novamente a indicação para o DNIT.  Órgão Federal, que por sinal, realiza muitas obras no Piauí e beneficia muitas construtoras de sucesso no estado.

Portal ClubSat

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS