Connect with us

POLÍTICA

Com foco na eleição municipal e mudança na composição, Alepi retoma atividades hoje (5)

Publicado

em

Após recesso parlamentar de Natal e Ano Novo, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) retorna os trabalhos nesta segunda-feira (5). Mas volta com mudanças em sua composição, com uma bancada de oposição reduzida e com foco dos parlamentares direcionado quase que exclusivamente para a eleição municipal de outubro.

O retorno do deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) para a Alepi marcará a nova composição. Durante o recesso, o parlamentar que estava licenciado para assumir a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Sul) rompeu com o prefeito Dr. Pessoa e pediu exoneração do cargo. Com seu retorno, Gessivaldo Isaias (Republicanos) deixa a Casa.

Haverá alteração ainda no tamanho da bancada de oposição. O grupo de parlamentares contrários ao governo Rafael Fonteles (PT) reduziu durante o recesso. O deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) anunciou recentemente apoio à pré-candidatura do deputado Fábio Novo (PT) para prefeito de Teresina e, de quebra, se alinhou ao governo. Assim, a bancada reduziu de sete para seis parlamentares, enquanto a situação subiu para 24 cadeiras. 

Plenário da Alepi  - (Assis Fernandes / O Dia )Assis Fernandes / O DiaPlenário da Alepi

Na pauta, os parlamentares deverão se debruçar sobre questões econômicas com a adequação da legislação estadual ao projetos de energias renováveis e reajuste de servidores. A segurança pública e a saúde também deverão ter espaço nas discussões. Porém, o foco dos parlamentares estão voltados mesmo para as sucessões municipais.

Dos 30 parlamentares, pelo menos cinco deles deverão concorrer ao cargo de prefeitos na capital e no interior. São eles: Fábio Novo (Teresina), Jeová Alencar (Teresina), Dr. Hélio (Parnaíba), Warton Lacerda (Altos) e Markus Vinícius Kalume (Floriano). Já os demais deputados terão envolvimento direto nas articulações, o que pode reduzir significativamente o funcionamento da Alepi no período da campanha eleitoral.

Publicidade

A abertura nesta segunda (5) acontece com a leitura da mensagem oficial do Poder Executivo, que será feita pelo governador Rafael Fonteles. Estão confirmadas ainda as presenças de representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. Logo em seguida, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Flávio Boson Gambogi, recebe título de cidadania piauiense.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS