Connect with us

POLÍTICA

Governo do Piauí acerta empréstimo de R$ 2 bilhões; saiba onde será investido

Publicado

em

Junto com o Banco do Brasil, o Governo do Estado do Piauí acertou uma operação de crédito no valor de R$ 2 bilhões para investimentos nas áreas de infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, obras de urbanização, regularização fundiária urbana, segurança pública, saúde entre outras áreas para o desenvolvimento social e econômico do estado.

A Lei Nº 8.249, que diz respeito à operação, foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 22 de dezembro. Confira onde será investido:

Rafael Fonteles, governador do Piauí (Foto: Divulgação / Governo do Piauí)

INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

Para a área, a estratégia do Governo do Estado é priorizar a intermodalidade para maximizar a eficiência no transporte de cargas e pessoas. Os investimentos visam consolidar um sistema acessível, eficiente e seguro para a mobilidade, garantindo a integração física e operacional de diversos modais.

Espera-se que tais ações promovam o desenvolvimento socioeconômico e sustentável, além de gerar empregos diretos e indiretos ao longo da execução do programa, contribuindo para a dinamização da economia local. Os recursos da operação de crédito permitirão, ainda, a melhoria, conservação e ampliação da infraestrutura rodoviária, ferroviária e aérea do estado, diminuindo os custos de transportes e melhorando a competividade da economia estadual.

MOBILIDADE URBANA E URBANIZAÇÃO

Segundo o governo, os recursos permitirão a execução de ações nos 224 municípios, abrangendo pavimentação asfáltica e poliédrica em várias vias. Adicionalmente, contemplam a construção e reforma de praças, parques, ginásios poliesportivos, estádios de futebol, bem como a implementação de redes de água e esgoto e melhorias na iluminação pública.

INFRAESTRUTURA HIDRÍCA

Para a infraestrutura hídrica, estão previstos investimentos que visam aprimorar o acesso à água potável e o gerenciamento dos recursos hídricos, abarcando a prevenção de inundações e o controle da poluição.

Publicidade

Dentre as iniciativas previstas, destacam-se as obras para a execução de projetos de construção de barragens, estações de tratamento, sistemas de abastecimento de água, sistemas de irrigação e canalização de rios e córrego.

SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA

A operação também prevê investimentos nas áreas da saúde e segurança pública, com a construção e reforma de hospitais, unidades de saúde, unidades policiais civis e militares, de defesa social e do sistema prisional. Também estão previstas a aquisição de equipamentos para o diagnóstico e prevenção de doenças, bem como para as forças estaduais de segurança.

TECNOLOGIA

Serão viabilizados, ainda, investimentos na área de transformação digital com a aquisição e implementação de sistemas integrados, focados na automação de processos e adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de dados, permitindo uma maior eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública.

ESTATAIS

Também serão destinados recursos para aporte de capital para empresas estatais e sociedade de economia mista que desempenham papel estratégico no âmbito da gestão pública estadual.

Ainda serão destinado recursos para a execução de investimentos previstos no orçamento público estadual em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social, como educação, cultura, esporte, meio ambiente, agricultura familiar, energia, desenvolvimento regional, pesquisa e desenvolvimento, construção civil e seguridade social.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Facebook

MAIS ACESSADAS