Connect with us

POLÍTICA

Governo do Piauí consegue aval para contrair empréstimo de 320 milhões de dólares

Publicado

em

O Governo do Estado conseguiu o aval da União para contrair empréstimo no valor de US$ 320 milhões junto ao Banco Mundial (Bird) referentes aos empréstimos das operações DPL 2 e Swap. Segundo o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, além de ser uma boa notícia para ajudar a superar as dificuldades financeiras, ainda é importante para o desenvolvimento do estado.

“Esses recursos serão aplicados em investimentos para saúde, educação, modernização da máquina pública e regularização fundiária. E vão ajudar a fomentar a economia do estado”, ressalta o secretário, lembrando o empenho da equipe da Sefaz; do secretário do Planejamento, Antônio Neto, e do superintendente de Operações Técnico-Finaceiras da Seplan, Sérgio Miranda, para sucesso da negociação.

Nessa quarta-feira (18), Sérgio Miranda; o diretor da Unidade de Controle da Dívida Pública, Mauro Gomes de Lima; os procuradores do Estado, Jean Modesto e Leonardo Gonçalves; participaram da negociação da União para a operação do Swap, junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Secretaria do Tesouro Nacional e a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento. Na semana passada, já tinham conseguido o aval para o DPL 2.

Agora, o Senado Federal precisa homologar essa autorização, por meio de uma resolução, uma vez que trata-se de uma operação externa. “Quando isso ocorrer, o contrato com o Banco Mundial será assinado e o recurso tem que ser liberado em 60 dias”, explica o diretor da Unidade de Controle da Dívida Pública,  Mauro Gomes.

Vale ressaltar que são 200 milhões de dólares para o DPL 2 e 120 milhões de dólares para a operação Swap. A diretora de crédito externo da Seplan, Maíra Bandeira, participou, na semana passada, da negociação da operação de crédito da modalidade DPL junto ao  no Banco Mundial (Bird).

Publicidade

 

 

Fonte: Cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS