Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Vereador Bosquinho critica caos criado pela oposição sobre projeto e diz que programas e ações da Saúde serão fortalecidos

Publicado

em

O vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho (PSD), em entrevista ao portal Cidades na Net na manhã desta quarta-feira (22), falou sobre a polêmica levantada a respeito do  Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Jaicós, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento geral do município para o exercício de 2020.

O projeto, aprovado em sessão extraordinária realizada na última segunda-feira (20), solicitava o percentual de 20% de suplementação, que deverá ser feita gradativamente, de acordo com a necessidade e ausência de recursos para a execução de determinadas despesas.

Diante da repercussão negativa com relação ao projeto, o vereador veio a público manifestar-se sobre o fato. Segundo ele, a oposição tentou criar uma situação de caos, gerando insegurança a população.“Gostaria de passar uma mensagem de tranquilidade e segurança em relação a uma suposta tentativa de caos e insegurança que foi tentado ser colocado a população pela bancada de oposição do município de Jaicós. Tentaram criminalizar a bancada de situação da Câmara Municipal, porque aprovamos uma suplementação de 20%. Nada impede a câmara de aprovar 10, 20 ou 30% de suplementação, mas o que percebi é que devido à proximidade do período eleitoral, muitas “figurinhas” começaram a aparecer e querer gerar uma certa desconfiança, sobre os atos que vem sendo praticados publicamente pela Câmara Municipal” disse.

Bosquinho disse que foi repassada a ideia de que a saúde estava deixando de priorizar áreas essenciais. “Esclareço que suplementação não é um projeto que chegou a Câmara este ano, mas sempre estamos apreciando suplementações. Sempre que o Executivo pede a Câmara analisa e autoriza ou não. O que aconteceu nesse momento em que vivemos a crise dessa pandemia, é que houve uma polêmica, como se a saúde estivesse deixando de priorizar áreas essenciais no combate, prevenção e tratamento dessa doença. Mas, posso assegurar para todos os cidadãos jaicoenses, que nenhum programa, ao longo do curso deste ano, sofrerá qualquer interrupção ou dificuldade de funcionamento. Pelo contrário, muitos destes programas serão fortalecidos através da Atenção Básica” explicou.

Segundo ele, não ocorreu retirada de recursos e o projeto aprovado colaborará para o desenvolvimento de mais ações. “Não houve retirada de recursos e sim fortalecimento dos entes que podem ajudar no combate, prevenção e tratamento do novo coronavírus. O projeto veio para ajudar a gestão a desenvolver mais ações para podermos combater, tratar e curar essa pandemia. Quando o orçamento de 2020 foi aprovado no ano passado, ninguém sabia que essa doença chegaria no nosso país. Eu não quero que ela chegue em Jaicós, quero que passemos sem sequer ter pelo menos uma pessoa contaminada, mas sabemos que é muito difícil, o risco é iminente e já há casos em várias cidades da região. Por isso, corremos o risco de muitos contraírem a doença e aí vai precisar sim de muita ajuda, reforço e tratamento na saúde” disse.

Publicidade

Conforme o vereador, mentiras foram propagadas sobre o projeto, levando a população a fazer vários questionamentos. “Me deparei nos últimos três dias com muitos questionamentos, de certa forma até muita mentira que foi propagada, como por exemplo, dizendo que as atividades do SAMU seriam prejudicadas, as atividades do Hospital Floris Silva também, que o PMAQ dos servidores da saúde não seria mais pago. Mas posso garantir a todos vocês que será pago sim, não existe nenhuma forma que prejudique os profissionais e levem eles a não receber”.

Ele também criticou a atitude dos vereadores da oposição. “Gostaria de lamentar e repudiar a forma como a oposição vem tratando as coisas do nosso município. Eles dizem uma coisa e fazem outra. A exemplo, posso citar que na última sessão que a câmara realizou, não houve quórum. Nela iriamos apreciar projetos de suma importância para o município, como o ICMS ecológico, que infelizmente chegamos a perder até o prazo de credenciamento desse importante recurso, porque a oposição, agindo não sei por qual interesse, obstruiu a pauta. Nenhum dos vereadores da oposição foram a sessão. Isso sim trouxe prejuízos e retira recursos do município” falou.

Bosquinho disse que com a proximidade das eleições, mentiras estão sendo propagadas. “Repudio veementemente essa tentativa de criminalizar quem aprovou a suplementação e a maneira como os ditos candidatos de oposição estão querendo aparecer. É de se causar uma certa estranheza. Estamos há 3 anos e 4 meses de um curso de um mandato que vem dando certo, que é aprovado pela grande maioria da população, mas devido à proximidade do período eleitoral, muitos lobos fantasiados de cordeiros estão aparecendo com mentiras, tentando causar pânico e trazer insegurança a nossa população” disse.

Bosquinho falou também que é preciso fazer política com a verdade e com serviço prestado. “[…] Política se faz corpo a corpo, com serviço prestado, com a verdade, e não querendo desenvolver a tele política, como estão querendo fazer, a política a distância, política de fim de semana. Político tem que morar em Jaicós, trabalhar muito pelo seu povo, viver diariamente a realidade do seu povo e não achar que é iluminado e chegar querendo dizer que vai resolver todos os problemas. Muito cuidado população da nossa querida Jaicós. Querem enganar, e este vereador, enquanto representante do povo for, estará sempre aqui trazendo a verdade e esclarecimentos” falou.

Ele concluiu reafirmando que o projeto não tem relação com o que foi divulgado e pedindo união. “Por fim gostaria de novamente tranquilizar e deixar a população segura que o projeto de suplementação em nada tem a ver com o caos, pânico e má fé, disseminados pela bancada de oposição. Lamento a postura que fora admitida nos últimos dias pela oposição, porque o momento é de nos unirmos para combater essa nova doença.  Só assim, continuaremos fortes para agirmos de maneira transparente e corresponder com ações a altura do que o povo de Jaicós espera dos seus representantes” finalizou.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS