Connect with us

POLÍTICA

Legislativos empossam parlamentares e elege a mesa diretora no domingo(01)

Publicado

em

Neste domingo 1º de fevereiro, acontece a abertura da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa, com a solenidade de posse dos deputados e deputadas e a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015 – 2017. A solenidade começa às 11 horas com abertura da sessão, leitura dos nomes dos deputados da legislatura que farão juramento solene. Não haverá discursos e logo após a posse será aberta a primeira sessão com a eleição da Mesa. Na Câmara Federal a posse é de manhã e a eleição à tarde.

Os decanos da Casa, deputados Fernando Monteiro (PTB) e Wilson Brandão (PSB), serão os dirigentes da Mesa, presidente e primeiro secretário no processo de votação. O atual presidente e o primeiro secretário estão concorrendo à presidência.

O deputado Themístocles Filho explicou que a chapa com os nomes que irão compor a Mesa ainda serão registradas, mas que os partidos já fizeram as indicações. “Mas isso tem que se encaminhado por escrito e isso pode acontecer até no dia 1º. Mas queremos estar com essa questão resolvida até a sexta-feira, todos os nomes que foram indicados por escrito por parte de cada partido”, explicou o presidente.

Na segunda -feira, dia 2, às 10 horas, haverá a foto oficial dos parlamentares na Avenida Marechal Castelo Branco. E às 11 horas, haverá a instalação da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, com a leitura da Mensagem Anual pelo governador Wellington Dias.

Na Câmara Federal, os deputados federais serão empossados às 10 horas de domingo. Às 13h30 eles entregam a formação de blocos parlamentares e em seguida tem a reunião dos lideres dos partidos para a escola dos cargos na mesa diretora.

Publicidade

Á tarde, 17 horas é o prazo limite para o registro de candidaturas e o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. A eleição para presidência da mesa diretora acontece às 18 horas. No dia 2, na segunda, os deputados fazem a sessão de abertura dos trabalhos do Ano Legislativo, a partir das 15 horas.

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS