Connect with us

POLÍTICA

No Piauí, embaixadores visitam governador e apontam projetos

Publicado

em

Embaixadores euroasiáticos estiveram no Piauí onde se reuniram com o governador Wellington Dias nesta segunda-feira (15), no Palácio de Karnak. Dentre as ações conjuntas estão projetos para a área de agropecuária, turismo e geração de energia.

De acordo com o representante da embaixada de Belarus, muitos projetos podem ser trabalhados no Piauí, principalmente nas áreas de agricultura. “Temos um forte trabalho com máquinas agrícolas e tratores familiares, que certamente é muito interessante para esse estado. Temos ainda nosso Banco de Desenvolvimento Nacional, por meio do qual podemos fazer linhas de financiamento para a compra das máquinas, dentre outros”, pontuou Serguei.

A reunião assinalou a implantação de uma escola técnica de agricultura em Buriti dos Lopes. Outro projeto seria a de geração de energia por meio da reciclagem de resíduos sólidos, iniciativa já consolidada nos países europeus,

Segundo Wellington Dias, muito também pode ser feito na área comercial. “Eles têm um modelo que trabalha com o financiamento de equipamentos agrícolas. O que me chamou atenção é que eles possuem uma linha especial para a agricultura familiar, então temos interesse em estreitar os laços. Destaco também a produção de insumos agrícolas e o nosso estado produz fosfato e calcário. Queremos ter uma associação para a produção do super fosfato”, assinalou o governador.

Entre os embaixadores estavam o da Embaixada de Belarus, Selivestov Serguei; o conselheiro da Embaixada da Rússia, Kushch Alexander; e o vigário das Embaixadas de Línguas Eslava, Padre Francisco de Assis.

Publicidade

Tailândia

O embaixador da Tailândia no Brasil, Surasak Suparat, também foi recepcionado por Wellington Dias.

O Piauí já tem uma ligação com a Tailândia na área de comércio. As importações e exportações chegam a R$ 3,5 bilhões e a intenção é expandir as negociações.

“A Tailândia importa do Piauí grãos, soja, milho e gordura. Queremos estreitar mais essa relação. Aqui também acertamos oportunidades de investimentos por Parnaíba e São Raimundo Nonato. Ele ainda nos fez um convite para visitar e conhecer projetos na Tailândia, o que certamente permitirá um estreitamento de laços”, destacou o governador.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS