Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Saiba o que foi discutido pelos vereadores na sessão da Câmara

Publicado

em

O vereador Francisco José da Silva Sobrinho (PC do B),  presidiu mais neste  sábado, 28,  mais uma sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de Patos do Piauí. Sem matérias em pauta, a sessão foi marcada por discursos.

O vereador Adalberto José Lopes (PSB), foi o primeiro a ocupar a tribuna. Em um breve pronunciamento ele justificou sua ausência na sessão anterior e comentou sobre as  cobranças   dos parlamentares. “Ouvi atentamente a ata da sessão passada, e as cobranças feitas são válidas, é nosso papel cobrar”, enfatizou o vereador que finalizou informando que o problema da iluminação pública do povoado Cajueiro foi resolvido e completou dizendo que espera que logo será feita a limpeza do mato.

A vereadora Luzitânia  Dias dos Reis  (SD), iniciou seu discurso lamentando a gestão não realizar festividades em comemoração ao aniversário do município. “Patos completa amanhã 26 anos de emancipação política e não será realizado nenhuma comemoração, é lamentável, saber que mais uma vez a data passará em branco” disse.

A parlamentar ainda fez  cobranças  sobre a ambulância. “É inadmissível que o município como o nosso, hoje, não poder contar com uma ambulância,  a única que estava funcionando,  vi essa semana quebrada em cima de um carro reboque sendo levada para Picos. Se acontecer um acidente não tem como socorrer, portanto precisam tomar providências o mais rápido possível”, cobrou a vereador que ainda afirmou que carros da saúde estão sucateados e  voltou a cobrar medico para o município.

O Vereador Wilson Viera (PTB), iniciou  relatando que enviou ao  DNIT um documento cobrando sobre os buraco da BR 407, e afirmou que se surpreendeu com a reposta, pois segundo eles, a BR estava em prefeito estado, entretanto a rodovia federal  tem muitos buracos, o que de acordo com Wilson é perigo pois oferece riscos de acidente.

Publicidade

Em outro momento, o vereador, também cobrou sobre  a  ambulância e comentou que  os outros carros da saúde estão sucateados. Ele ainda cobrou sobre a segurança pública.

Por fim, o parlamentar,  repercutiu sobre a data de emancipação do município.  “ Ao longo dos últimos cinco anos, a cultura vem inquietando em nossa cidade, não fazem mais festa de São João, nem festejam aniversário de cidade(…) alegam a falta de recursos financeiros,    mas, nenhum município faz festa com recurso próprio, e sim através de emendas parlamentares”, disse  Wilson que finalizou  parabenizando Patos pelo aniversário. “Parabéns a essa cidade que acolhe os nossos sonhos e  que com certeza anseia  por um futuro melhor”, concluiu.

O  Antônio Rufino (PP), também foi breve. Ele  iniciou parabenizando a cidade de  pelos 26 anos de emancipação política,  quando lembrou  que ele,  também,  completa  26 anos que atua na   política do município. Tonhão como é conhecido,  ainda comentou que o município não  dispõe de recursos para promover festa. “É realmente ruim, não  festejar essa importante data, mas, infelizmente a gestão vem se arrastando, para manter a administração, devido a falta de recursos, então não adianta fazer festa e depois não ter como cumprir sua folha de pagamento”, afirmou o vereador que concluiu comentando sobre a situação da BR 407, que se  encontra com muitos  buracos.

Vereador Marlon Costa (PRTB), iniciou parabenizando o município de Patos que amanhã, 29, completa 26 anos de emancipação política, e ao vereador Tonhão que completa a mesma data que exerce  o mandato de vereador, sendo o único que legisla desde que o município se emancipou.   Ele também lamentou por não ser realizada a festa de comemoração. “Uma data como essa  não poderia passar em branco, na falta de recursos para fazer uma evento grande que acontece ao menos um pequeno festa”, comentou.

Em outro momento, o legislador, parabenizou todos os  trabalhadores pelo nosso dia que acontece na próxima terça-feira, 01 de maio. E informou que obra de  calçamento do povoado Cajueiro,  adquirida com emenda do deputado Georgiano Neto, a pedido de Joaquim Neto foi concluída.  Ele finalizou cobrando a recuperação das estradas vicinais.

Publicidade

O  vereador José Hélio (PDT), fez um longo discurso. Ele iniciou justificando sua ausência na sessão anterior respondeu as cobranças dos vereadores da oposição.  Ele informou que iluminação que as lâmpadas dos postes do povoado Cajueiro foram colocadas. E informou também, que  o município contratou uma médica, e  que deve iniciar os atendimentos do dia 07 de maio.

Sobre a ambulância, Helinho,  esclareceu que  mesma bateu o motor e  foi levada para Picos. “O prefeito está aguardando um ambulância nova, que  está dependendo da  liberação do governo do estado”, explicou o  parlamentar que ainda respondeu sobre as reivindicações  da caixa da água e das estradas. “O prefeito enviou ofícios para Agespisa  e a promotora de justiça(…) ,  a recuperação das estradas vicinais estão prevista para acontecer em maio”, explicou.

Ele também parabenizou o município pelos seus 26 anos e ao colega de bancada Tonhão, quando ainda explicou o motivo pelo qual o município não fará festa. “A gestão não  dispõe de  recurso para fazer festa,  e sobre  a tão falada emenda, a verdade que as coisas só acontecem quando se  tem um deputado da base do governo e como o  do prefeito é oposição, é muito difícil”, afirmou.

Helinho finalizou relatando sua participação na audiência pública sobre segurança em  Jaicós e posteriormente, em Teresina com secretário de Segurança do Estado onde foram feitas várias reivindicações e que o secretário estará no município de Jaicós no dia 4 de maio. E Ainda comentou que  recepcionou o deputado Firmino Paulo em Patos,  onde foi entregue uma adutora para a localidade Saco da Ema, quando  agradeceu aos vereadores colegas de bancada que compareceram ao evento.

O vereador Francisco Oseias, foi último a se pronunciar. Ele  agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e  agradecer a presença das pessoas presentes  na Casa Legislativa. Onde também justificou sobre  o Requerimento que seria apresentado, em que  houve um  contratempo ficando para a  próxima sessão.

Publicidade

 O presidente da mesa diretora da Câmara,  também parabenizou município pelo aniversário. E em outro momento  questionou de  quem é a responsabilidade  de  colocar iluminação nas  ruas novas que surgem. E ainda lamentou o estado da BR 407.

Por fim,  o vereador  ressaltou a  importância da população participar das sessões e acompanhar o trabalho dos parlamentares. “A maioria das pessoas  falam  dos vereadores,  mas não acompanham  as  nossas ações,  ninguém administra o município sozinho  precisa da opinião e colaboração de outros e eu particularmente estou sempre abertas a novas  ideias,  é trocando conhecimento, experiências que agente avança”, destacou.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS