Connect with us

POLÍTICA

Piauí terá seis candidatos disputando cargo de governador do estado

Publicado

em

Convenções definem candidatos ao governo do estado em Teresina (Foto: G1 Piauí)

O Piauí terá seis candidatos na disputa pelo governo do estado. As convenções encerraram nessa sexta-feira (27) com a homologação de mais três candidaturas. Wellington Dias (PT), Zé Filho (PMDB), Mão Santa (PSC), Maklandel Aquino (PSOL), Daniel Solon (PSTU) e Neto Sambaiba (PPL) são os nomes confirmados para a corrida eleitoral ao Palácio de Karnak.

Após uma série de discussões sobre o nome que colocaria para concorrer ao governo, o PMDB optou por homologar a candidatura do atual chefe do executivo estadual, Zé Filho à reeleição. Compõe a chapa com ele como vice o tucano e ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes e ainda o ex-governador Wilson Martins (PSB) como candidato ao Senado Federal. Dessa forma, o apoio aos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos fica dividido.

O senador Wellington Dias (PT) é o candidato pelo partido da presidente Dilma Rousseff que disputa a reeleição. A deputada estadual Margareth Coelho (PP) será vice na chapa que tem ainda Elmano Férrer (PTB).

O ex-senador Mão Santa (PSC) entra na disputa fazendo oposição ao seu sobrinho e atual governador do estado, Zé Filho (PMDB). O empresário Nilfrânio Ribeiro Nascimento estreia na política como vice de Mão Santa na chapa que aguarda ainda o apoio de outros partidos.

Maklandel Aquino, que é o atual presidente do diretório regional do PSOL no Piauí, disputa pela primeira vez um cargo majoritário. Para ser vice da chapa a escolha foi José Romualdo Lopes de Sousa.

Também estreia como candidato a chefe do executivo estadual o escritor e poeta Neto Sambaiba (PPL) que já disputou outras eleições para os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador. A legenda terá como vice a professora Rejane Palácio e ainda aguarda a definição de apoio de outros partidos para compor a coligação e definir o candidato ao Senado Federal.

Publicidade

O PSTU terá chapa pura com o nome do professor Daniel Solon como candidato e ainda da bancária Solimar Silva como vice.

Partidos e coligações têm até o dia 30 de junho para realizar as convenções e até 5 de julho pra apresentarem no TSE, até as 19h, pedido de registro de candidato. A partir desta data é proibido nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, transferir ou exonerar servidor público exceto em casos de cargos comissionados ou de confiança.

Os aprovados em concursos públicos homologados até 5 de julho podem ser nomeados. A partir da data também ficam vedadas a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos em inaugurações e a participação de quaisquer candidatos em inaugurações.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS