Connect with us

POLÍTICA

W.Dias defende criação do programa “Mais Médicos Nordeste”

Publicado

em

Em entrevista ao site HuffPost, o governador Wellington Dias (PT) defendeu a criação do programa “Mais Médicos Nordeste”, para suprir a carência de profissionais na região com a saída dos cubanos do programa do governo federal.

A proposta será debatida nesta segunda-feira (29), durante o encontro de governadores do Nordeste, que acontece na Bahia.

“Temos mais de 19 mil médicos brasileiros que fizeram medicina em algum lugar do mundo [e não no Brasil] e pela legislação ainda precisam de alguma especialização para exercer a profissão [o Revalida]. Então estamos dialogando com algumas universidades, para ver a possibilidade de se criar um programa para validar esses cursos, com o Estado bancando a bolsa, a partir do compromisso de que, após a qualificação, o profissional preste serviço onde está precisando”, afirma Wellington.

Para o governador do Piauí, o programa não concorreria com as ações do governo federal.

“O Norte e o Nordeste foram os mais prejudicados [com a saída dos cubanos]. O formato adotado levou à situação em que estamos hoje. Tem coisas que os governadores podem fazer, que os estados podem fazer como federação, tem coisas que cabem ao governo federal”, defende.

Publicidade

Fonte: 180 Graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS