Connect with us

Sem categoria

Comércio de veículos não pagos e irregulares movimentam Facebook no Piauí

Publicado

em

A venda de carros com documentação irregular no Piauí, voltada principalmente para o interior do estado, onde há pouca fiscalização, é feita às claras nas redes sociais, especialmente no Facebook.

Em uma busca feita pelo O Olho em quatro grupos do Facebook de vendas e trocas de carros e motos no Piauí, com pouco mais de 100 mil participantes, a reportagem encontrou mais de 50 anúncios de pessoas interessadas em “picanhas” e veículos “NP”.

As siglas significam, respectivamente, “veículo para rodar no interior” e “veículo não pago”, ou seja, com mandato de busca e apreensão emitido pelo banco responsável pelo financiamento do carro ou moto.

“PICANHA, NP E ALIENADO”
Picanha é uma gíria utilizada nas redes sociais para explicar que aquele veículo oferecido é bom para ser utilizado no interior do Estado. Visto que, segundo os internautas, há uma menor vistoria do Departamento de Trânsito do Estado do Piauí (Detran), nessas regiões.

Alienado seria um carro que não foi pago, ou seja, está dado como garantia em um financiamento. Isso quer dizer que, enquanto você não quitar o financiamento, o carro poderá ser tomado pelo banco.

Publicidade

“NP” vem de “Não Pago”. O veículo é financiado em nome de laranjas, que receberam algum dinheiro para emprestar o nome ou em nome de incautos, pessoas que nem imaginam que estão envolvidas.

Entre as postagens nestes grupos, é comum visualizarmos pessoas procurando veículos em determinadas características e preços prontos para “picanha”. E em questão de minutos telefones começam a ser trocados.

No ano de 2014 o Brasil ocupava a quarta posição entre os países que mais venderam automóveis no mundo. No entanto, este ano o país ficou em 6º lugar, nos primeiros meses do primeiro semestre de 2015. Contudo, a venda de veículos irregulares, pelo menos vista através das redes sociais em grupos específicos, têm crescido.

FISCALIZAÇÃO NO INTERIOR E NAS REDES SOCIAIS
O Olho entrou em contato com o Detran e foi informado que há uma fiscalização intensa não só no interior do Estado mas como em todo o Piauí. “O Departamento firmou até uma parceria com a Polícia Militar para que as fiscalizações sejam mais rigorosas”, conta a assessora do órgão.

Segundo o Detran, a intenção da parceria é combater os condutores que estão trafegando de maneira irregular como veículos atrasados, sem licenciamento, CNH vencida entre outras.

Publicidade

Sobre a questão de comercialização ilegal de veículos irregulares através das redes sociais, a assessora alega que essa é uma responsabilidade da Delegacia de Polícia Interestadual  (Polinter).

Confira algumas publicações:

 

Fonte: O olho

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS