Connect with us

Bocaina

Câmara de Bocaina aprova Projetos de Lei, requerimento e faz homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

Publicado

em

A Câmara Municipal de Bocaina realizou neste sábado (13), mais uma sessão ordinária sob a presidência do vereador José Airton Cipriano (Zé Airton – Progressistas), e que teve como pauta dois projetos de Lei do Poder Executivo para segunda votação, um projeto de Lei também do executivo para primeira votação, um requerimento e uma homenagem as mulheres pela passagem do dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia (08) de março.

O primeiro projeto da segunda votação tratava sobre a restruturação interna da Procuradoria Geral do Município, e o segundo era o que tirava o quinquênio para os futuros concursados para adequar a administração. Já o projeto que foi para a primeira votação tratava-se sobre a criação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O requerimento de autoria do vereador Domingos Sávio (PT), solicitava ao prefeito de Bocaina que o município aderisse ao consócio de municípios liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) na compra das vacinas contra o coronavírus.

O vereador Domingos Sávio que usou a tribuna da Câmara falou que sua posição em relação aos dois projetos de Lei que foram para segunda votação, a sua posição continuava a mesma da sessão anterior, o mesmo votava contra o projeto que tratava sobre o quinquênio e ia se abster de votar no outro sobre a reestrutura da procuradoria, mais que votaria a favor do projeto que tratava sobre a criação do (CACS).

Vereador Domingos Sávio

Sobre o seu requerimento, o vereador justificou falando da urgente necessidade de vacinação em massa da população do município, para frear o iminente colapso generalizado no sistema de saúde que ocorre no momento, evitando mortes por falta de leitos de UTI’s, como também para retornar as atividades econômicas, geração de emprego e renda e o convívio social. O parlamentar ainda falou sobre a grave situação que passa o país em relação a Covid-19, e apresentou alguns dados significativos.

Publicidade

O vereador José Marques Filho (Zé Marques – Progressistas), ao discursar falou sobre a grave situação que passa o Brasil não só em função da Covid-19, mas também em relação a crise econômica que tem deixado milhares de pais de famílias desempregados, e sem ter o que comer onde muitos deles tem passado até necessidades.

Vereador José Marques Filho

Zé Marques disse ainda que é preciso vacinar a população para frear o avanço da doença, e somente com medidas enérgicas por parte dos governantes isso será possível, e finalizou pedindo aos colegas que aprovassem os projetos de Lei do Executivo Municipal que estavam para ser votados na Câmara.

O vereador Cleudo Nilton lamentou a morte do pai da vereadora Gorete Barros que faleceu no último dia (04) de março, e se solidarizou com a mesma pela dor irreparável. O parlamentar também aproveitou a sessão para prestar sua homenagem as mulheres pela passagem do dia Internacional da Mulher, e enalteceu a garra e a dedicação que elas têm na formação das famílias.

Vereador Cleudo Nilton

Cleudo Nilton pediu ainda a população bocainense que tomem todos os cuidados e se protejam contra o novo coronavírus que já tem tirado a vida de milhões de pessoas no mundo, inclusive com casos já registrados no município, falou ele.

A vereadora Gorete Barros aos usar a tribuna da Câmara agradeceu as manifestações de solidariedades dos demais colegas da casa, pela morte de seu pai, assim como tantas outras de amigos, vizinhos e familiares, pois a mesma viveu um momento muito difícil na sua vida, mais que tem pedido a Deus todos os dias forças para continuar lutando pelos ideais de vida.

Publicidade

Vereadora Gorete Barros

Gorete Barros aproveitou também a sessão para prestar sua homenagem as mulheres do município, e falou sobre a importância que a mulher tem para a formação da família e sua força no dia a dia, pois é através da mulher como mãe, irmã, amiga, companheira que a vida cresce e se harmoniza, disse ela.

O vereador Antônio Filho (Tunico) ao discursar também fez uma homenagem às mulheres pela passagem de seu dia, e lamentou o momento em que o mundo estar vivendo, e por causa disso a Câmara não poderia fazer uma solenidade dedicada a todas elas com a presença das mesmas no plenário.

Vereador Tunico

Tunico aproveitou ainda para falar dos festejos do povoado Varjota que está acontecendo, mas sem a participação de muitas pessoas devido o avanço da covid, e pediu que a população do município tome o máximo de cuidados, disse ele.

No final da sessão, o presidente da Câmara Zé Airton, colocou em votação os três projetos de Lei do Executivo Municipal e o requerimento que foram aprovados, os dois primeiros projetos já mencionados acima foram aprovados por sete votos favoráveis, e o projeto de Lei que trata sobre CACS e o requerimento foram aprovados por unanimidade.

Depois da sessão a vereadora Gorete Barros fez uma homenagem as funcionárias da Câmara pela passagem do dia Internacional da Mulher.

Publicidade

Fonte: Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS