Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Vila Nova realiza 1ª sessão do ano e aprova requerimentos; prefeito e vice apresentam mensagem

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí realizou na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2021.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Flávio Adão de Sousa (PSD), presidente da mesa diretora da Casa, e contou com as presenças dos demais vereadores – Deijano Lima (PSD), Roberto Moura (PSD), Enéas Abreu (PSD), Dorgivaldo Lima (PSD), Crégio França (PSD), Adonelys Araújo (PSD), Irmã Eliésia (PSD) e Gilberto Leal (PP).

O vereador e presidente da Casa, Flávio Adão de Sousa, no uso das suas atribuições declarou aberta a 1ª sessão ordinária da 7ª legislatura da Câmara Municipal. Agradeceu a todos que lhe confiaram o voto e pela oportunidade de ser reeleito para continuar a frente do poder legislativo, bem como se colocou a disposição para ajudar e contribuir com o trabalho de todos, visando sempre atender aos pedidos da população vila-novense.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de conduzir os trabalhos da casa legislativa. Agradeço aos colegas parlamentares pela união e harmonia, ao tempo em que desejo boas – vindas aos recém eleitos vereadores e mais uma vez agradeço também a todas as pessoas que votaram em mim e me reconduziram ao segundo mandato. Peço ao prefeito municipal que atenda com carinho os pedidos dos vereadores apresentados aqui hoje. Pois, sem dúvida, são de suma importância para a população da cidade poesia”, disse.

Flávio Sousa

“Minha gratidão às pessoas que acompanham as sessões pelos diversos canais disponíveis, assim como agradeço a toda equipe que trabalha na Câmara. Estamos juntos e sempre prontos para o trabalho. Foi para isso que fomos eleitos e com mesma confiança fomos também eleito presidente. Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para buscar sempre melhorias para nosso povo”, concluiu.

Publicidade

Após o pronunciamento do presidente da Casa, os demais vereadores presentes também realizaram seus pronunciamentos. Os parlamentares agradeceram pela votação recebida nas últimas eleições, pontuaram como irão atuar no legislativo e fizeram os primeiros pedidos.

_Requerimentos

O vereador Gilberto da Silva Leal requereu durante a primeira sessão ordinária de 2021, a aquisição de mais medicamentos de uso contínuo para Farmácia Básica, bem como a distribuição dos mesmos para as UBS de Cacimbas e São João Batista, e posteriormente para a UBS de São Carlos. Como justificativa, o parlamentar destacou que a população precisa dos medicamentos, e a distribuição nos locais solicitados irão facilitar o acesso à população.

Em continuidade, o vereador solicitou abertura e funcionamento da UBS na localidade São Carlos.  “Tendo em vista que a UBS não presta serviços à população há mais de quatro anos, pois, o prédio encontra-se abandonado pelo Poder Executivo, e a abertura do mesmo facilitaria o acesso a população quando necessário”, disse Gilberto.

Gilberto da Silva Leal

Encerrando as suas solicitações, o parlamentar Gilberto, requereu a abertura da UBS da Sede, justificando: “A UBS da sede não esta funcionando, e com abertura da mesma poderia funcionar os serviços de odontologia, fisioterapia, puericultura, fonoaudióloga e nutrição, pois, esses serviços são ofertados na UBAS Wilson Nunes Martins Filho, causando aglomeração devido à pequena recepção da UBAS”, pontuou.

Publicidade

O vereador Enéas Silva Abreu no uso da palavra realizou dois requerimentos. No primeiro, o parlamentar requereu um médico pediatra para atender nossas do município. “O pediatra é o profissional de saúde capacitado para acompanhar e intervir em eventuais problemas de saúde, além de promover a prevenção de doenças e orientar sobre os cuidados necessários”, justificou.

Enéas Silva Abreu

No segundo documento, o vereador solicitou a iluminação de 2km na PI Jovelino Romão da Silva, e justificou o seu pedido. “A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos atuando como instrumento da cidadania permitindo aos habitantes desfrutar plenamente do espaço público no período noturno”, explica.

O vereador Roberto Moura, requereu em sua fala o concerto do dessalinizador do povoado São João Batista, justificando a sua importância na distribuição de água no município. “O conserto do dessalinizador é de suma importância para a população, pois, a dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo”, disse.

Roberto Moura

Em seguida, o parlamentar solicitou um médico de plantão nos finais de semana, justificando que os plantões são extremamente importantes para a garantia do pronto-atendimento a pacientes nos serviços de emergência, bem como dar continuidade da assistência aos mesmos.

“O plantão médico é fundamental para o atendimento aos pacientes nos serviços de urgência e emergência das instituições de saúde e, em nenhum momento pode prescindir do profissional para evitar desdobramentos sérios e graves à saúde dos atendidos”, disse.

Publicidade

Os vereadores Deijano Lima, Adonelys Araújo e Dorgivaldo Lima também se pronunciaram e realizaram requerimentos, apresentados de forma verbal.

O vereador Deijano Lima requereu a construção de duas lombadas na Serra do Provísio II, e justificou que irá contribuir para que os veículos trafeguem pela rua em menor velocidade, evitando acidentes.

Deijano Lima

O vereador Adonelys Araújo pediu que fosse concluído o calçamento da Rua Jacinto Francisco Leal, no povoado São João Batista. O mesmo justificou que o local encontra-se interditado, sem tráfego. “A Rua já está calçada e falta pouco menos de 5 metros para concluir a obra”, destacou.

Adonelys Araújo

Encerrando os requerimentos, o parlamentar Dorgivaldo Lima requereu a construção de uma Academia Pública no povoado São João Batista para atender a demanda da população, e a reforma do Açougue na Sede.

Dorgivaldo Lima

_Mensagem do Executivo

Publicidade

Conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal, a sessão contou, também, com a presença do prefeito Edilson Brito junto ao vice-prefeito Manoel Bernardo – Belim, que logo ao final da sessão, apresentaram a mensagem do Poder Executivo Municipal.

O prefeito, Edilson Brito, iniciou o seu pronunciamento agradecendo a todos que votaram e acreditaram no seu trabalho, reafirmou o compromisso com o povo e destacou a importância do Legislativo no município.

Prefeito Edilson Brito

“Quero agradecer a população de Vila Nova que nos confiou e nos deu mais uma vitória para que nós pudéssemos conduzir os trabalhos da nossa cidade, em todas as áreas que nos compete. Estamos em um momento difícil para todos, diante da crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus, mas com responsabilidade iremos dar continuidade os nossos serviços. Sei da importância do Poder Legislativo, do papel do vereador para com o município com o seu povo, por isso, reafirmo que trabalharemos em prol de atender os anseios da população”, disse.

O vice-prefeito, Manoel Bernardo – o Belim, afirmou que junto ao prefeito Edilson Brito, irão contribuir com o trabalho dos vereadores e procurar manter um diálogo constante, pois, ambos possuem o mesmo objetivo, que é trabalhar e defender os interesses dos munícipes.

Vice-prefeito, Manoel Bernardo – o Belim

“Quero desejar a todos nesse trabalho que se inicia que tenham bastante êxito durante esse ano, e durante todo o mandado. No que depender do Executivo com Edilson à frente e o meu apoio, nós vamos fazer tudo que tiver ao nosso alcance, para que a gente possa atender os requerimentos que forem feitos ao Poder Executivo Municipal”, pontuou.

Publicidade

A sessão desta sexta-feira, 19 de fevereiro, ainda contou com a presença dos ex-vereadores Severo Sousa e Francisco Dantas – o Nena; do assessor jurídico, Felipe Navez; os profissionais da Assessoria de Comunicação, Iago Sousa, Thalyta Oliveira e Ailton; e o técnico de transmissão, Carlos Eduardo.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS