Connect with us

Legislativo em Foco

VERA MENDES | Prefeito Milton apresenta mensagem na abertura dos trabalhos legislativos

Publicado

em

O prefeito do município de Vera Mendes, Milton da Silva Oliveira (PSD), participou pelo quarto ano consecutivo da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, realizada na última terça-feira, 16, na Câmara Municipal. Os trabalhos foram presididos pelo vereador presidente da Casa, Noêmio Ciro da Vera, e contou, também, com a presença dos demais vereadores e dos secretários municipais.

Conforme prevê a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara, a primeira sessão é dedicada à apresentação da mensagem do Poder Executivo Municipal. Esse ano, descumprindo às referidas normas, a mesa diretora da Câmara não comunicou o Executivo da abertura dos trabalhos. No entanto, em um ato de respeito, o prefeito participou da sessão, ocasião em que levou a mensagem aos vereadores e à toda a população.

Na tribuna, o gestor relembrou a crítica situação em que encontrou o município no início de sua administração, em janeiro de 2013, com dívidas milionárias e servidores com salários em atraso, e abordou a atual situação econômica do país, que tem inviabilizado o cumprimento das metas previstas nos instrumentos de planejamento da administração, como PPA, LDO e LOA.

Em outro momento, ele dirigiu críticas à atuação bancada oposicionista na Câmara, que segundo ele, tem atrapalhado o cotidiano dos trabalhos e realizações administrativas. Milton fez um apelo aos oposicionistas para que façam uma oposição séria, estruturada e com fundamentos. “Não oposição do quanto pior melhor, pois este pior, é o pior para o município e para o nosso povo e como filhos e cidadãos daqui. Acredito que todos, independentes de posições políticas e partidárias, querem o melhor para nossa terra”, disse.

Milton renovou o compromisso de cumprir com suas atribuições como gestor do município e de manter as relações ente o Poder Legislativo e o Poder Executivo. “Desde o início da nossa gestão, como é do conhecimento de todos, tenho agido com muita responsabilidade, buscando desenvolver inúmeras atribuições nas diversas áreas, tais como: Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Obras, Esporte, Lazer e Desenvolvimento Econômico, sempre voltados ao bem estar da nossa população”, disse.

Publicidade

Milton destacou, ainda, avanços obtidos pelo município quanto a transparência, e falou sobre o desejo de continuar a fazer mais pelo município. “Entre o hoje e o amanhã, tenho absoluta certeza de que muito já se fez, mas também acredito que ainda há muito por fazer. Felizmente muitos reconhecem o esforço da nossa administração municipal realizada por mim e por toda a minha equipe de colaboradores. Reconhecimento esse recebido como estímulo a prosseguir trabalhando até o último dia do meu mandato com respeito, cuidado e amor pelo meu povo”.

Sendo o primeiro filho de Vera Mendes a conduzir os do Município, Milton disse acreditar, mesmo com tantas dificuldades, que 2016 chegou revelando que vale apena as lutar, trabalhar, persistir e continuar administrando para o desenvolvimento do município e o bem estar do povo.

VEJA A ÍNTEGRA DA MENSAGEM:

Excelentíssimo Senhor Presidente, Noêmio Ciro da Vera,
Senhores vereadores, Senhoras vereadoras,
Senhores e Senhoras aqui presentes, boa tarde!

    Embora não tendo sido convidado a participar da Solenidade de Abertura da Sessão Legislativa de 2016, é com prazer que acompanhado da minha equipe de secretários e demais colaboradores da gestão TRABALHO E LIBERDADE, me dirijo a esta casa para deixar a  minha mensagem.

Publicidade
Prefeito Milton leva a mensagem do Executivo à Câmara

Prefeito Milton leva a mensagem do Executivo à Câmara

É a quarta vez que tomo essa atitude de cumprir a Lei Orgânica do Município e é por força do sentimento de cumprir como gestor o dever de buscar sempre o melhor para nosso município. Sentimento esse que divido com você Presidente e demais Vereadores e Vereadoras e com todos os cidadãos veramendenses, testemunho que sou de nossas responsabilidades, Poder Executivo e Poder Legislativo.

Neste momento o Brasil enfrenta desafios políticos e econômicos, que se estendem aos homens e às mulheres que militam ou exercem funções na política, na vida pública. Tempo de extremas dificuldades, sendo que, infelizmente, como não poderia deixar de ser, a nossa querida Vera Mendes também faz essa difícil travessia.   

Como é de conhecimento de todos, recebemos um município em déficit financeiro, com restos de débitos a pagar e sem previsão de receita, que é o caso dos servidores que nunca receberam o mês de dezembro de 2012, e demais dívidas milionárias que somam de gestões anteriores e ainda se arrastam sobre as costas do município. E apesar da otimização de custos da máquina administrativa durante toda a nossa gestão – equilíbrio difícil e penoso que muito nos custou – o município vem sendo penalizado pelas reduções de repasses federais e estaduais, inclusive inviabilizando o cumprimento do calendário de pagamento no ano de 2015.

Com relação aos instrumentos de planejamento da administração municipal, seja o PPA, LDO e LOA, os senhores vereadores e vereadoras têm garantido a aprovação da previsão orçamentária, tanto de despesas como de receitas em harmonia com os nossos objetivos do nosso município.
No entanto, a arrecadação de receitas tem sido divergente do nosso plano de governo, como meio de garantir as despesas correntes que são despesas de custeio, de manutenção das atividades dos órgãos da administração pública. Como por exemplo: despesas com pessoal, juros de dívidas anteriores, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com água, energia, telefone etc. bem como as despesas de capital, que são as despesas relacionadas com aquisição, construções e outras pequenas demandas que surgem no cotidiano da administração e condução da coisa pública.

Diante de tais desafios, entendemos que não podemos simplesmente olhar para trás ou cruzar os braços em meio às dificuldades e obstáculos a que somos submetidos diariamente, quase sempre com o fim de desestimular e até mesmo inviabilizar a gestão, pois temos que dar espaço a um pensamento novo, que nem todos os conflitos introduzem o sentimento dos munícipes ou sequer objetiva uma evolução na administração do município. E que oposição por oposição quase sempre se esvazia na crítica sem fundamentos e atrapalha o cotidiano dos trabalhos e realizações administrativas. Em outras palavras, que fazem sim oposição, mas de forma séria, estruturada e com fundamentos. Não oposição “do quanto pior melhor”, pois este “pior” é o pior para o município e para o nosso povo e como filhos e cidadãos daqui, acredito que todos independentes de posições políticas e partidárias, querem o melhor para nossa terra.  

Publicidade

Com isso, renovo perante esta tribuna e esta casa o compromisso e o respeito diante das minhas atribuições como gestor deste amado município, de mantermos as relações ente o Poder Legislativo e o Poder Executivo como assim garante a nossa carta maior, que é a Constituição Federal de 1988, não colocando em precipitação os anseios, os direitos e a liberdade do nosso povo.  

Bom lembrar que desde o início da nossa gestão, como é do conhecimento de todos, tenho agido com muita responsabilidade, buscando desenvolver inúmeras atribuições nas diversas áreas, tais como: Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Obras, Esporte, Lazer e Desenvolvimento Econômico, sempre voltados ao bem estar da nossa população. 

Esclareço ainda que o município sempre esteve preparado para atender a todas as exigências da lei de transparência, sendo que atualmente estamos avançando ainda mais, para que seja possibilitado a nossa população e aos órgãos de controle interno e externos, acompanhar o que se arrecada e aplicação dos recursos públicos mensalmente.  

Entre o hoje e o amanhã, tenho absoluta certeza de que muito já se fez, mas também acredito que ainda há muito por fazer. Felizmente muitos reconhecem o esforço da nossa administração municipal realizada por mim e por toda a minha equipe de colaboradores. Reconhecimento esse recebido como estímulo a prosseguir trabalhando até o último dia do meu mandato com respeito, cuidado e amor pelo meu povo.   

Como primeiro filho de Vera Mendes a conduzir os destinos deste Município, acredito, caros presentes, mesmo com tantas dificuldades, 2016 chegou para Vera Mendes mostrando que vale a pena Lutas, Trabalhar, Persistir e continuar administrando para o desenvolvimento do nosso Município e o bem estar do nosso povo, ainda cheio de esperança trato nossa Comunidade como principal estímulo para encontrarmos as soluções que o momento exige, e assim caminhamos garantindo a Vera Mendes do futuro, esse é o convite que faço a todos os Senhores e Senhoras aqui presente.  

Publicidade

Portanto, Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores, nosso desejo é de um ano cheio de grandes realizações no ato de bem representar nosso Município e por fim de muita harmonia para com os Poderes Constituídos. Afinal, divergências políticas à parte, pois creio eu que todos nós aqui presentes desejamos o crescimento e o progresso do nosso Município, o que inclui uma vida digna a nossa gente.

 Um abraço fraterno a todos. Muito Obrigado!

IMG-20160216-WA0126 IMG-20160216-WA0127 IMG-20160216-WA0130 IMG-20160216-WA0137 IMG-20160216-WA0149 IMG-20160216-WA0151 IMG-20160216-WA0155

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS