Connect with us

DESTAQUES

Conta de luz de famílias da Tarifa Social não terá alta em fevereiro

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai praticar a bandeira verde na conta de luz de fevereiro para beneficiários da Tarifa Social. Na prática, as famílias de baixa renda não vão pagar acréscimo na conta do próximo mês.

Já os consumidores não inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica continuam a pagar a bandeira da Escassez Hídrica. A classificação adiciona o valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

A bandeira de excassez vigente é aplicada desde setembro de 2021, e tem previsão para durar até abril de 2022. A bandeira verde para famílias de baixa renda deixa de cobrar em média R$ 1,87 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Empréstimo às distribuidoras

Em janeiro, decreto publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União (DOU) passou a permitir empréstimo às distribuidoras de energia elétrica, com a finalidade de amenizar as perdas provocadas pela crise hídrica.

Os valores gastos nos empréstimos serão debitados na conta de luz do consumidor, que já sente o peso de outros empréstimos e custos do setor, como a Conta-Covid (crédito emergencial a distribuidoras de energia).

Publicidade

Segundo o governo federal, a medida foi necessária por causa da crise hídrica, que pressionou as distribuidoras a comprarem energia de termelétricas mais caras.

Fonte: Metrópoles

Facebook

MAIS ACESSADAS