Connect with us

DESTAQUES

Em busca do Selo UNICEF, gestão de Dr. Corinto realiza 1º Fórum Comunitário; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveu nesta sexta-feira (11), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2021/2024.

O evento aconteceu na Escola Novo Milênio e reuniu representantes da administração pública e da sociedade civil, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.

1º Fórum Comunitário tem como finalidade organizar e planejar ações de acordo com a realidade do município trabalhando seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrir espaço para a participação cidadã de crianças, adolescentes, jovens, adultos e outras instituições.

Na ocasião foi apresentado e discutido no I Fórum Comunitário, o Plano de Ação Cidadã para Crianças e Adolescentes, com o objetivo de assegurar a melhoria nos indicadores de Impacto Social do município.

Comissão Intersetorial

No evento foi apresentado a equipe que compõe a Comissão Intersetorial do Selo Unicef que tem por objetivo planejar, executar, monitorar e avaliar juntamente com o CMDCA e com a articulação do Selo no município as ações previstas no guia metodológico do Selo Unicef – Edição 2021/2024.

A Comissão é composta pela articuladora municipal do Selo Unicef, Maria Conceição de Andrade; a mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Bruna Modesto; mobilizadora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Auxilia de Souza Pires Matos; mobilizador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Severiano Janeo da Silva Gomes; mobilizadora da Secretaria de Assistência Social (SMAS), Ana Valéria Matos de Castro Dias; representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lamara Maria Silva Rodrigues; representante do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente (CTCA) – Evaldina Mourão de Sousa; representante dos Adolescentes – Francisco Leonízio de Oliveira; representante da Secretaria Municipal de Cultura, Stanley Rafael Alencar; representante da Secretaria Municipal de Esporte, Eduardo Abraão Silva.

Publicidade

Além dos membros acima citados, integram também a comissão: Pedro Allef como representante do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes); Maria Vitória representando o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes); o representante da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Daniel da Silva Gomes; e o representante da Organização da Sociedade Civil (OSC), Francisco José de Carvalho Neto.

No I Fórum os membros que formam o NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Marcolândia – apresentaram os “Oito jeitos de mudar o mundo”. Atualmente 39 adolescentes formam o grupo.

A frase é denominada pela Organização das Nações Unidas e intitula um documento que reúne oito objetivos prioritários de promoção à qualidade de vida da humanidade, que são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS, malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Foram apresentados no evento os diagnósticos da Educação, Saúde e Assistência Social. Pela Educação foi apresentado pela secretária Auxilia Matos. Valéria Castro que é coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) apresentou o diagnóstico da Secretaria de Assistência Social. A Saúde teve seu diagnóstico apresentado pelo mobilizador Severiano Gomes.

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, esteve no evento e falou sobre o importante passo que o município dá em busca de assegurar os direitos de crianças e adolescentes. “Esse fórum vai integrar toda a gestão para trabalhar em busca dos indicadores que o Selo Unicef exige do município. Consequentemente a gente vai melhorar a qualidade de vida dos jovens, crianças e adolescentes porque esse público é essencial em uma comunidade. Eles são o futuro do município e do país. Eles precisam de uma qualidade de vida melhor”, disse.

Corinto fez uma avaliação do evento e deixou uma mensagem aos jovens. “A gente tem uma gestão aberta e de diálogo com todas as classes e entidades que fazem a sociedade civil organizada de nosso município. Tenho confiança na equipe e ela desenvolve as maneiras de trabalhar em prol de melhorias. A sociedade acredita e todas as entidades de classes estão fazendo parte porque acreditam nessa gestão e no trabalho que está sendo feito. A mensagem que deixo é de esperança porque acreditamos que estamos no caminho certo, vamos continuar trabalhando e buscar resultados para melhorarmos a qualidade de vida desse jovens que precisam de boa educação, boa saúde, boa assistência social”, concluiu o prefeito Corinto Matos.

A articuladora do Selo Unicef, Maria Conceição de Andrade, a Ceiça, falou sobre a conjuntura entre administração e sociedade civil e destacou que a adesão do município ao Selo Unicef aconteceu no mês de junho de 2021.

“Temos apoio do prefeito e dos mobilizadores: educação, saúde e assistência social, para que a gente possa desenvolver as ações que vão melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Estamos construindo o plano de ação e assim vamos traçar metas e vê em que percentual Marcolândia precisa melhorar para que essas crianças melhorem de vida. O importante é o legado que vamos deixar na vida desses meninos e meninas. Hoje já conseguimos mudar a vida de crianças e adolescentes. Eles mesmo foram protagonistas nesse momento. Precisamos de toda contribuição e participação de toda sociedade de Marcolândia”, finalizou a articuladora.


CONTEÚDO RELACIONADO

MARCOLÂNDIA | Prefeito Dr. Corinto assina Termo de Adesão ao Selo Unicef edição 2021/2024

Publicidade

Bruna Modesto é mobilizadora do NUCA. Ela que é estudante do curso de Nutrição destaca que o grupo vai trabalhar projetos em prol do empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero; prevenção da gravidez na adolescência e promoção ao direito a saúde sexual e reprodutiva; enfrentamento ao racismo e violência; promoção da mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas.

“A gente busca jovens com idade entre 12 a 17 anos e seis meses para fazer parte do Nuca e esses são os quarto tipos de temáticas que iremos trabalhar com esses jovens durante os quatro anos”, frisou.

Adrielly é uma adolescente que integra o NUCA de Marcolândia. “Fiquei feliz. O fato de ter sido escolhida para representar na frente, falar sobre isso e ajudar foi simplesmente incrível”, destacou.

A jovem fez um comparativo entre a gestão anterior e a gestão atual no tocante a inclusão de jovens e adolescentes e a evolução de demais setores. “Antes não dava tanta voz às pessoas oprimidas, a adolescentes dentre várias outras coisas. Então evoluiu bastante. Estão correndo atrás de dar mais palestras, de melhorar, de fazer doações para pessoas que precisam. Marcolândia nesse pouco tempo evoluiu bastante. A educação está bem melhor”, revelou Adrielly.

Pedro Allef também representou o NUCA no I Fórum Comunitário de Marcolândia.

“O Nuca tem como base cuidar do direito da criança e a gente faz isso de forma clara. O sentimento em fazer isso é de gratidão por poder ser alguém na história da cidade e fazer isso acontecer”, destacou.

Sobre o papel da gestão municipal em desenvolver as ações, o jovem destacou que “é uma oportunidade de fazer os jovens se interessarem pela questão pública de nossos direitos e cidadania”.

Chaguinha Ramos é vereador e presidente da Câmara Municipal. O parlamentar prestigiou o evento representando o Poder Legislativo juntamente com os vereadores Lanja Nobre, Erivan de Aprígio, Isadora Coutinho e Simone Viana.

Publicidade

“É de extrema importância. O município está dando atenção para esse evento e para essa causa. Temos representantes de todas as classes. Isso mostra o interesse da comunidade e empenho para que possamos conseguir esse selo, qualidade e reconhecimento para o município”, declarou Chaguinha.

Presenças

Além do prefeito Corinto Matos, o evento foi prestigiado pelo vice-prefeito, Valmir de Juracy, e pelos secretários: Domitília Alencar (Saúde); Auxília Matos (secretária de Educação e primeira-dama); José Valdemiro, o Birica (Assistência Social); Hailton Fernando (Cidades); Paulo Pinheiro (Administração); Leônidas representante do Meio Ambiente); Eduardo Silva (Esporte); Rafael Alencar (Cultura); José Orlando (Agricultura); Valéria Castro (coordenadora do CRAS); Eribetânia Carvalho (psicóloga do CRAS), pastor Salvador da Igreja Nova Vida; Belarmino Publicidades; Janaina Macedo (secretária Adjunta da Sec. de Educação); Arimateias (presidente do Sindicato); Maria Luisa (coordenadora da escola Cosma Ramos); professora Vládia; padre Pio Feitosa (pároco da Paróquia São Cristóvão de Marcolândia); Madalena (diretora do Centro Educativo União); Cléber da Fundação Hospitalar; Eva (Conselho Municipal de Saúde); Aristóteles (Totinha) líder do Projeto Muquém de Marcolândia; Paulo (representante da Igreja Verbo da Vida); Sra. Lêda que é líder comunitária; Sra. Elierte (representante da Igreja Assembleia de Deus); Ana Maria (coordenadora da Pastoral da Criança da Igreja Católica); Paulo (representando o EJC – Encontro de Jovens com Cristo); Mailson (representante da Pastoral da Juventude da Igreja Católica).

FOTOS

Facebook

MAIS ACESSADAS