Connect with us

DESTAQUES

Em crise, 16% das prefeituras do Piauí vão atrasar pagamento de dezembro

Publicado

em

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) demonstrou que 16% das prefeituras piauienses vão atrasar a folha de pagamento do mês de dezembro e 10% vão atrasar o 13º salário dos servidores públicos. A instituição pesquisou ainda a forma como os prefeitos vão utilizar os recursos da parcela extra de 1% Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e descobriu que 95% das prefeituras vão utilizar o recurso para pagar o 13º salário dos servidores públicos.

O recurso da parcela de 1% do FPM chegou aos cofres das prefeituras na semana passada. Ao todo, foram R$ 100,9 milhões distribuídos entre as prefeituras do interior. O valor varia de acordo com a população, sendo que 162 cidades que possuem até 10 mil habitantes receberam, em média, R$ 271 mil cada.

Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, o ideal é que os recursos da parcela de 1% do fundo fossem utilizados em investimentos, já que é um recurso extra. No entanto, por causa da queda das receitas, os prefeitos são obrigados a usar o dinheiro para evitar o atraso no 13º salário.

Ainda de acordo com a CNM, 15% das prefeituras do Piauí estão com a folha de pagamento em atraso atualmente. Em relação ao 13º salário, metade das prefeituras decidiram efetuar o pagamento em parcela única, enquanto a outra metade parcelaram em duas vezes. Entre as prefeituras que decidiram efetuar o pagamento em parcela única, 27% já o realizaram, enquanto 60% prevê pagar até o dia 20 de dezembro, como permite a legislação trabalhista.

Em relação aos municípios que decidiram parcelar em duas vezes o pagamento do 13º salário, 82% confirmaram que vão cumprir a data de 20 de dezembro para pagamento. Apenas 8% afirmaram que vão atrasar a segunda parcela.

Publicidade

Fonte: PortalOdia

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS