Connect with us

DESTAQUES

Jovem com deficiência visual, do interior do Piauí, é aprovada em primeiro lugar para Direito na UFPI

Publicado

em

A jovem Maria Gabriella Silva Santos, 18 anos , que mora no Povoado Baixia, cidade de Pimenteiras, no interior do Piauí, alcançou uma importante conquista. Ela, que possui deficiência visual, foi aprovada para o curso de Direito na Universidade Federal do Piauí, conquistando o primeiro lugar entre os candidatos com deficiência.

O curso de Direito é o que a estudante sonhava em fazer. Ela, há poucos dias comemorou a conquista da nota 940 na redação do ENEM ano de 2020, e agora celebra a realização de mais um sonho.

A aprovação foi anunciada pela jovem nesta tarde de sexta-feira (16), através de uma foto publicada em seu storie no instagram. Gabriela, que sempre estudou em escola pública, concluiu o ensino médio no ano de 2019, no CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera. A jovem percorria cerca de 6 km para chegar à escola.

A mãe de Gabriella, Joana Darc dos Santos Silva, 38, foi a primeira professora e principal incentivadora da filha. Ela fez faculdade na área de educação e se tornou especialista em Educação Especial. “Devido às dificuldades que passei quando ela começou a estudar, eu tive que me capacitar e hoje sou formada em Pedagogia e tenho especialização em Educação Especial e ajudo outras pessoas”, disse Joana

A jovem, em uma live que participou com a Deputada Rejane Dias, disse que sempre contou com apoio e incentivo da família. “Minha mãe sempre procurou aprender para me ensinar, e isso foi muito importante, porque não era só aprender o conteúdo do braile, do soroban, mas aprender a me ensinar a ser uma pessoa independente, a entender que posso ir para a escola sozinha, fazer tarefas domésticas como qualquer outra pessoa. Então, mais que me ensinar conteúdo, me ensinar a viver foi muito importante para o meu desenvolvimento”.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS