Connect with us

DESTAQUES

Missas celebram a 102ª festa do Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos

Publicado

em

O festejo do Imaculado Coração de Maria celebrado na cidade de Francisco Santos, em sua 102º edição, teve seu encerramento neste domingo (10) marcado por duas missas solenes.

A primeira, celebrada pela manhã com início às 08h, foi presidia pelo bispo Dom Plínio José e concelebrada pelo padre Marcos Roberto, pároco local, juntamente com o diácono Francisco Régis.

O festejo religioso em Francisco Santos iniciou no dia 1º de outubro e seguiu todas as normas de segurança determinadas pelos órgãos saúde para a prevenção do contágio do novo coronavírus (COVID-19). Neste ano foi celebrado na reflexão do tema Coração de Maria, Fonte de Vida e Salvação”.

A celebração religiosa neste domingo, pela manhã, teve acompanhamento musical do coral “Cantando com Maria”. Na abertura da cerimônia foi anunciada a entrada da palavra e o momento de acolhida do padre Marcos Roberto dando as boas-vindas ao bipo Dom Plínio José.

Durante a homilia o presidente leu os ensinamentos sagrados e citou que Maria foi a escolhida para ser mãe do filho de Deus, em um sinal de comunicação, durante a visita do anjo.

“Todas as palavras que o anjo falou ela escutou e gravou no coração. Ela mesmo tomou a iniciativa porque sabia que era a vontade de Deus”, proferiu Dom Plinio.

O bispo Dom Plínio em entrevista revelou que o povo de Francisco Santos se faz presente na festa como oportunidade de louvar a Deus e seguir o modelo do Imaculado Coração de Maria.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_4746-1.jpg

“O povo de Francisco Santos faz bonito e é com a presença que eu admiro, o valor que eles dão à festa, porque ela é a oportunidade da comunidade de unir forças para louvar a Deus e se mostrarem que conhecem e são amados por Deus. O coração imaculado de Maria é um modelo, exemplo a ser seguido. Guardar no coração para depois usar na prática do bem é o que Nossa Senhora fez o que o povo de Francisco Santos tem se esforçado bastante para seguir esse modelo”, disse.

A tradição de mudança nos tempos de festa sagrada seguida pelos fiéis e devotos do Imaculado Coração de Maria é um dos fatores que representam bastante para o bispo. Ele revelou que muitos deixam comunidades da zona rural para se aproximarem mais das celebrações.

“O período da festa como é de costume, as pessoas se concentram, vem de fora, vem da Serra para ficar todos aqui porque consideram a festa parte de sua vida no dia a dia, na vivência da fé em Jesus Cristo. Nos enriquece muito esse momento para que possamos ver nossa diocese mais viva e mais forte pela experiência cristã do nosso povo”, concluiu o bispo Dom Plínio José.

O concelebrante da primeira missa durante o período da manhã, padre Marcos Roberto, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, disse que “trabalhar em Francisco Santos é uma graça de Deus porque contamos com a participação do povo e aceitação daquilo que a igreja propõe”.

Padre Marcos Roberto participa do festejo pela sexta edição à frente da paróquia.

“É sempre um momento de alegria porque no entorno da igreja, do altar, se encontram as famílias francisco-santenses e isso no enche de grande alegria porque a serviço da igreja nunca estamos sozinhos […] a festa deste ano tem um diferencial, pois estamos ao final de uma pandemia que impediu que fizéssemos com o maior número de pessoas possível. Tivemos que limitar esse ano porque precisamos obedecer as limitações da saúde que pede o distanciamento de um metro e meio e fazer essa parte também é missão porque promover e defender a vida humana é sempre uma missão da igreja, a exemplo da própria Maria a quem celebramos o imaculado coração”, acrescentou.

O sacerdote celebra a última festa do padroeiro como pároco em Francisco Santos. Em fevereiro assumirá a Paróquia de Santo Antônio, situada na cidade de Padre Marcos.

“Eu saio daqui com o sentimento de missão cumprida porque aqui encontrei um povo evangelizado que colaborou comigo na missão sacerdotal. Com Maria minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”, declarou o padre Marcos Roberto.

Ao final da missa, as crianças coroaram a santa posta sobre o altar.

Publicidade

Conteúdo Relacionado: Padre Marcos Roberto será o novo pároco da Paróquia Santo Antônio, em Padre Marcos


A segunda missa encerrando oficialmente as festas do Imaculado Coração de Maria foi celebrada campal durante a noite, às 19h, sob presidência do pároco Marcos Roberto, na responsabilidade da Equipe de liturgia da festa II com acompanhamento musical do coral Mãe de Deus, junto com Wanderson e Jairo.

O festejo do Imaculado Coração de Maria em sua centésima segunda edição foi transmitido pelo Facebook ICM Francisco Santos.

Veja fotos da 1ª missa celebrada pela manhã e logo em seguida as imagens da 2ª cerimônia da noite

VEJA FOTOS DA MISSA DURANTE A NOITE / IMAGENS POR PASCOM

Facebook

MAIS ACESSADAS