Connect with us

DESTAQUES

Piauí pode perder recurso de R$ 15 mi para construção de centros de assistência social

Publicado

em

Piauí pode perder R$ 15 milhões para a construção de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em 24 municípios do estado. De acordo com o Ministério Público, a União liberou o recurso para que ele seja aplicado até dezembro deste ano, caso contrário, o dinheiro deve ser devolvido.

A Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) informou que os municípios que receberão o recurso já foram acionados e o repasse deverá ser feito até o dia 31 de dezembro deste ano.

Segundo a promotora Lia Burgos, o recurso foi autorizado em dezembro de 2017 por meio de decreto. O dinheiro é proveniente do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP) para ser aplicado no plano de regionalização do Creas no interior do estado.

Promotora Lia Burgos explica que recurso deve ser aplicado até dezembro (Foto: Reprodução/TV Clube)

Promotora Lia Burgos explica que recurso deve ser aplicado até dezembro (Foto: Reprodução/TV Clube)

“A União já repassou os recursos. Nós já estamos em agosto e não vimos ainda a implementação desse plano. Se ele não for implementado até dezembro os recursos da União voltarão”, informou a promotora.

A gerente de proteção social da Sasc, Isabela Menezes, afirmou que as 24 cidades futuramente beneficiadas passaram por uma preparação para receber o recurso.

Publicidade

“Chamamos os municípios que estão aptos a receber esse financiamento de Creas e eles já vieram fazer capacitações. Passamos orientações e fizemos cartilhas orientando o uso do recurso. Agora só falta realmente repassar o dinheiro”, disse.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sul (Foto: Reprodução/TV Clube)

Os Creas são espaços que atuam na recuperação de vítimas da violência doméstica, adolescentes infratores, moradores de rua e crianças submetidas a trabalho infantil. Os atendimentos psicossociais buscam a reintegração dessas pessoas.

“No caso de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, por exemplo, através do processo de acompanhamento, conseguem ressignificar suas vidas e ser inseridos no mercado de trabalho, de forma autônoma ou em espaços de trabalho formalizados. São inúmeros os ganhos”, explicou Marta Sérgia Carvalho, coordenadora do Creas Sul.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS