Connect with us

DESTAQUES

PICOS│Secretaria de Cultura promove 1º Encontro Paramotor e reúne pilotos de vários estados; fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da gestão do prefeito, padre Walmir Lima, em parceria com a Secretaria de Cultura, que tem a frente o secretário Iata Rodrigues, promoveu o 1º Encontro Paramotor.

O evento idealizado e organizado pelo piloto picoense Cícero Lima ocorreu neste final de semana, nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), no loteamento Jardim das Oliveiras, no bairro Jardim Natal, em Picos, reunindo pilotos dos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro.

O Paramotor é um esporte radical que utiliza parapente adaptado com motor. Existem, no entanto, variados tamanhos e potencias de motores. Para orientação de decolagem e aterrissagem o piloto utiliza o aparelho medidor de velocidade e direção do vento, denominado Biruta.

É com esse instrumento que o piloto tem noções sobre condições favoráveis ou não para a decolagem.

De acordo com organizador e piloto de Paramotor, o piconese Cícero Lima, o evento foi promovido com o apoio da gestão municipal, através do prefeito Walmir juntamente com a Secretaria de Cultura junto ao apoio de empresas do setor privado.

“Nós agradecemos pelo apoio da Prefeitura de Picos em nome do prefeito, padre Walmir e, também a Virtex, o grupo Vida Nova, Maqtrigos, Vidrato e Leite Duas Barras, empresas que apoiaram e abraçaram o 1º Encontro Paramotor em Picos” agradeceu Cícero Lima.

Aproximadamente vinte e dois pilotos participaram do encontro. O encontro em Picos teve como objetivo divulgar a prática do esporte que para muitos ainda é novidade na região. Entretanto, o organizador afirmou que não há nenhum tipo de competição nessa edição, embora as premiações com troféus foram apenas para prestigiar a participação de cada piloto.

Para o secretário de Cultura, Iata Anderson, a cidade de Picos ganha destaque em promover a modalidade esportiva, visto que ainda é uma novidade na região e que serve para fomentar a cultura e o esporte no município.

“Nós estamos felizes em recebê-los aqui nesses dois dias do 1º Encontro Paramotor de Picos, através da Prefeitura Municipal com apoio do prefeito, padre Walmir e toda a equipe da Secretaria de Cultura envolvida promovendo esse belo evento porque além de cultura, gera economia, oportunidade de negócios e serve como fomento esportivo para a população”, ressaltou acrescentado que em tempos passados era desconhecida a modalidade na região.

Iata Rodrigues destacou também o apoio dos parceiros para a realização do evento em Picos.“Fico muito feliz em saber que tivemos apoiadores da iniciativa privada juntamente com o apoio do Poder Executivo Municipal e, desde já, agradeço à todos os pilotos profissionais que percorrem o país inteiro por estarem aqui em Picos abrilhantando esse encontro” disse o secretário de Cultura.

O secretário falou ainda que quando foi apresentado o projeto para a administração municipal juntamente com a Secretaria de Cultura, o apoio foi de forma geral visando a realização com intuito de promover e tornar como parte do calendário de atividades culturais e esportivas do município.

“Quando o Cícero nos apresentou o projeto, ficamos muito interessados porque é um esporte radical e vimos a necessidade de incentivar e apoiar. Juntamos os parceiros e criamos esse evento. Temos planos para promover outras edições e incluir no calendário cultural e esportivo da cidade. Estaremos sempre à disposição para o que for necessário” ressaltou Iata.

Publicidade

Com relação a novas edições foi destacado que já estudam possibilidades de realizar também eventos tanto de paramotor, como de parapente em outras localidades que apresentam condições favoráveis.

“Temos aqui além desse espaço, outros que apresentam condições favoráveis para a prática desse esporte e estamos estudando as possibilidades de fomentar esse esporte em nosso município” frisou Iata com pretensões de novas edições do evento esportivo.

Pilotos de vários estados do Nordeste estiveram reunidos. Da cidade Oeiras, Walmary Rodrigues, pratica o esporte há oito anos e também participou do evento em Picos.

“Comecei com outras modalidades, mas devido ao alto custo fui procurando outras opções até chegar no Paramotor e hoje faço com muito prazer” revelou Walmary.

Há cinco anos, Deon Melo, pratica a modalidade e já se tornou em 2018 recordista brasileiro de Paramotor destacando-se também como segundo maior voo do mundo.

“Fiz um percurso pelo litoral do nordeste brasileiro com uma média de 750 a 850 metros de altitude e velocidade estimada em 110k/h. Foi consumido 55 litros de combustível num percurso de 796 km. A saída foi de Natal no Rio Grande do Norte da praia de Redinha e pousei na praia do Cajueiro em Parnaíba, no litoral piauiense”, contou Deon.

O piloto já possui experiência quando o assunto é competições, participante do campeonato mundial realizado em Araçatuba, SP, e também campeonatos promovidos em Goiânia no Estado de Goiás e demais regiões do país.

Antes de Deon, o recordista brasileiro era o piloto acreano Rogean Albuquerque. No entanto, quando disputado novo recorde, Rogean perdeu o posto. “Estivemos disputando o recorde e o Rogean foi infeliz quando aconteceu um problema no motor dele e assim me tornei novo recordista nacional” destacou Deon.

Publicidade

Em Picos, o encontro estava marcado para acontecer durante todo o sábado e pela manhã de domingo. No período da tarde do sábado, o evento foi interrompido devido à uma forte chuva, tendo continuidade no início da manhã deste domingo com decolagem e a entrega de premiações.

Participaram do 1º Encontro de Paramotor, os pilotos Zé Carlos (Granito-PE); Rafael (Trindade-PE); Odomy (Petrolina –PE), Gilberto (Mauriti-CE); Hilber (Mauriti-CE); Nildeon (Mons. Tabosa-CE) Tatu (Ipueiras-CE); Gustavo (Mons. Tabosa-CE); Marciano (Mons. Tabosa-CE); Léo, (Ararendá-CE); Damião, (Ipueiras CE); Alex (Ipueiras CE);  João (Assaré CE); Idelvan (Assaré CE); Agostinho (Rio de Janeiro -RJ); Walmaury (Oeiras-PI); Jady (Juazeiro CE); Cícero Lima (Picos PI); Delvamberto, Andrade e Marcone (Juazeiro CE); Raul (Tianguá CE); Emerson (Teresina-PI); Avelino, (Teresina PI); Neto (Fortaleza CE); Ricardo (Fortaleza CE);  Rodrigues e  Igo (Teresina-PI).

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS