Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Com baixa procura, médicos pedem que pais vacinem filhos contra Gripe

Publicado

em

A vacinação contra Gripe termina em 31 de maio e mais de 53% do público alvo já foi vacinado. No entanto, a meta para as crianças continua abaixo do esperado. Amariles Borba, diretora da Fundação Municipal de Saúde (FMS), alerta os pais sobre os riscos que a doença viral pode causar aos menores, sobretudo durante o período chuvoso, que ainda não acabou.

Segundo ela, somente 50% das crianças entre seis meses e menos de seis anos garantiram a dose. Mas, o total que se busca vacinar é de 66,7 mil.

“Somente metade das crianças foram vacinadas. Vamos vacinar porque a criança quando tem a infecção por H1N1, H3N2 e influenza B, pode ficar em estado grave, levando à internação e até a morte”, alertou a diretora. 

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde, através do SUS, protege camadas da população mais suscetíveis às complicações da Gripe. A doença pode causar febre de 39°C (alta), dores de cabeça, dores musculares e agravar problemas respiratórios pré-existentes, levando à internação.

No entanto, outra faixa etária bastante vulnerável tem trazido bons resultados: 70% dos idosos estão vacinados. Ao todo, a Prefeitura quer vacinar 70 mil deles.

Publicidade

“VACINAR É DESENVOLVIMENTO”, DIZ DIRETORA

Quando a população não se vacina, o público fica vulnerável à circulação de agentes infecciosos. Dependendo de condições climáticas e sociais, o vírus pode se multiplicar e afetar não somente quem deixou de se vacinar. O público fora do grupo prioritário, que não pode pagar a vacina particular, não tem idade ou possui algum comprometimento imunológico, pode também contrair a doença.

“Uma doença viral contagiosa causa um impacto econômico inesperado às famílias. É preciso comprar remédio, produtos de limpeza, pagar transporte para marcação de consulta, emergências, internação… Principalmente aquelas que possuem idosos e crianças em casa. Eles estão mais suscetíveis aos vírus, que se espalham incrivelmente rápido nessas faixas etárias por questões de higiene, imunológicas e até sociais. Por isso, a vacinação é importante. Não é o medo de uma agulha que pode impedi-lo de levar o filho para um posto de vacinação. Ou a falta de tempo. A aplicação dura poucos segundos, mas garante benefícios por um ano”, argumentou a infectologista Carla Barbosa ao OitoMeia.

À medida que o programa de imunização nacional foi ganhando força, através de vacinas gratuitas, doenças contagiosas, que antes lotavam hospitais públicos, foram erradicadas ou tiradas do caminho de surto. E segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas evitam até 3 milhões de mortes por ano no mundo. Elas também previnem infecção e gravidade em 60% a 80% dos pacientes, o que é especialmente benéfico e relevante nos grupos de maior risco.

Para Amariles Borba, vacinar é sinônimo de desenvolvimento.

“A participação da população nas campanhas de vacina é muito importante o desenvolvimento de Teresina, para que empresas possam se estabelecer e criar trabalho para nossa juventude, para os trabalhadores. Então, vacinar é questão de desenvolvimento”, destacou a diretora. 

Publicidade

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A cada ano, uma nova composição da vacina é feita com o objetivo de atingir o vírus. Por isso, a necessidade de campanhas todo ano. Em 2019, Teresina pretende imunizar 223 mil moradores do grupo prioritário. (veja-o abaixo).

As doses podem ser tomadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e hospitais municipais, e raramente, tem filas.

“O vírus da gripe está sempre em mutação, um ponto importante para os riscos de contrai-la.  Por isso, a campanha do ano passado é diferente da aplicada este ano. É importante afirmar também que a vacina protege contra a gripe mais forte, aquela com febre alta, que deixa o paciente debilitado. Os resfriados são tipos diferentes de vírus e não são cobertos pela dose, por exemplo”, afirmou o infectologista Antônio Sousa à reportagem. 

Sobre a escolha da trivalente ou quadrivalente (aplicada apenas em redes particulares), a OMS garante que ambas também são eficazes na prevenção da gripe. Mas, o preço em farmácias autorizadas e consultórios privados varia de R$88 a R$200.


PÚBLICO ALVO VACINADO

Publicidade
  • Idosos: 70%
  • Gestantes: 56%
  • Crianças e puérperas: 50% e 51,7%, respectivamente

PÚBLICO QUE PODE TOMAR A VACINA

  • Idosos;
  • Crianças de 6 meses e até menos de 6 anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • População indígena;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Professores;
  • Pessoas com doenças crônicas;
  • Agentes penitenciários, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

 

 

Fonte: Oito Meia


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS