Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Enem: PM estava monitorando redes sociais para evitar manifestações

Publicado

em

O serviço de inteligência da Polícia Militar do Piauí estava monitorando as redes sociais na tentativa de descobrir e evitar possíveis manifestações que pudessem comprometer, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste final de semana. Na manhã deste sábado (5), a Secretaria de Segurança Pública deflagrou a Operação Enem, que tem como objetivo garantir a aplicação das provas e a tranquilidade do Certame.

“Nós estamos produzindo conhecimento e nos antecipando aos fatos para que os gestores tomem conhecimento do que está ocorrendo e tomar decisões. Vamos continuar monitorando nos locais que irão acontecer as provas do Enem para prevenir possíveis manifestações ou ocupações que possam impedir a aplicação. Todo o levantamento vem sendo feito desde a semana passada por nossa equipe de campo”, disse o diretor de inteligência da Polícia Militar, Scheiwann Lopes.

No Piauí, dos 187.813 candidatos que vão fazer o exame, 1.912 vão ter a prova adiada devido às ocupações de estudantes nos locais de prova. São 490 pontos de aplicação. Os estudantes que iam fazer prova na Universidade Federal do Piauí – campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus – e no Instituto Federal do Piauí – campus localizado na Avenida Pedro Freitas, na Zona Sul de Teresina, só terão acesso ao exame em dezembro.

Segundo a Secretaria de Segurança, toda a operação conta com a participação de cerca de 986 policiais militares que tem a missão de garantir a segurança, tanto no transporte dos malotes como no policiamento ostensivo em todos os locais de prova e nas 32 cidades piauienses onde o Enem será realizado.

Para o secretário de segurança, Fábio Abreu, o início da operação contou com a presença do efetivo de apoio e os coordenadores de policiamento para receber as últimas orientações e reafirmar o comprometimento com a classe estudantil para garantia da ordem durante os dois dias de aplicação das provas.

Publicidade

“Nós dividimos todo o efetivo para fazer a fiscalização e todo o trabalho ostensivo nos locais de aplicação das provas e nas proximidades. Nossa equipe ficará em contato direto com os coordenadores de cada colégio para garantir a ordem também dentro desses locais. O trâmite que esse material vai fazer, saindo de cada escola e sendo enviado pelos Correios, também terá o apoio da Secretaria de Segurança”, afirmou o gestor.

Todo o trabalho também está sendo acompanhado, em tempo real, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que está funcionando na sede da Secretaria da Segurança, dando soluções rápidas a eventuais problemas e ocorrências que possam surgir no decorrer da operação.

Hérlon Moraes (Com informações da SSP)

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS