Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Fiéis louvam São Pedro na última missa do 82° festejo em Santana do Piauí; veja fotos

Publicado

em

O último dia dos festejos de São Pedro, na cidade de Santana do Piauí, foi realizado nesta última quinta-feira (29), com a missa solene. Em sua 82ª edição, o festejo trouxe como tema: “São Pedro, rocha firme do Senhor”.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o festejo foi realizado em Tríduo, e aconteceu durante três dias de celebrações, sendo o último dia – o quarto dia – marcado pela missa solene. Em todos os dias das festividades sagradas foram adotadas as medidas preventivas contra a Covid-19, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

A missa teve início às 19h, e foi celebrada pelo padre José Mairton, vigário paroquial das áreas de São José do Piauí e do município santanense. A cerimônia foi realizada sob responsabilidade do CPC, animadores do Projeto Devotos Fieis e todos os grupos.

Durante a celebração, em sua homilia, o Pe. José Mairton destacou que na palavra do Senhor está à cura para nossas vidas onde citou como exemplo a mulher que se encontrava curvada e Jesus a fez endireitar. “Por muitas vezes nós também estamos encurvados em certas dimensões na nossa vida, às vezes na vida profissional, na vida familiar, nas amizades, em tantas outras situações, e ai precisamos que o Senhor nos endireite. Nós precisamos então ouvir a palavra que é a cura para as nossas vidas”, disse.

Em continuidade, o Pe. José Mairton convidou a todos os presentes a contemplarem e pedirem proteção a São Pedro, e logo após, fez os seguintes questionamentos: Como este festejo te ajudou? Como este tema poderá te ajudar daqui para frente? O que fazer diante desta temática. Logo em seguida o sacerdote respondeu, recomendando. “Sermos corajosos como São Pedro. Não tema a morte porque no final vocês sabem como ele morreu, crucificado e de cabeça para baixo. E as vezes mesmo de cabeça para baixo podemos ser fieis ao senhor”, proferiu.

Por fim, convidou os devotos a olharem para os seus irmãos, e repetirem a seguinte frase. “Meu irmão, como São Pedro, seja rocha firme, seja rocha do Senhor até o fim, e mesmo se vacilar, levante, pois o senhor está contigo e São Pedro te ajuda. Que o Senhor te proteja. Amém!”, pontuou.

Publicidade

Participaram da missa, os Casais Paroquianos da Pastoral de São José do Piauí, visitantes das comunidades Atalho e Baixio, do grupo Os Filhos da Terra que moram em Picos e em outros Estados. O festejo foi animado com acompanhamento musical do grupo de canto “Vozes em Cristo”.

A missa de encerramento contou com a presença da prefeita Maria José, do líder político Neli Borges e demais autoridades municipais e devotos de São Pedro.

Sobre a realização do festejo em forma de Tríduo, devido decisão da Diocese de Picos por conta da pandemia, Maria Inês, membro do Conselho Pastoral Comunitário da Igreja São Pedro, avaliou como um momento de aprofundamento na fé e vivência espiritual.

“Avaliamos como tempo de graça, uma oportunidade de percebemos que o tempo de Deus difere do nosso, pois o festejo de São Pedro foi uma oportunidade de reencontro da fé, da vivência espiritual que nos fez ainda mais cheios de esperança e coragem como São Pedro para vencermos as tribulações humanas. Foram noites de um aprofundamento ainda maior sobre nosso ser cristão, nosso confiar no mestre Jesus que continua a dizer tu és pedra firme, forte e imbatível pelo testemunho de fé”, destacou.

“Foram noites de grande avivamento da confiança em Cristo, presença viva na Eucaristia que nos revigora e fortalece. Foi também um momento de renovação e demonstração do espírito fraterno do povo santanense que ver em São Pedro uma fonte de proteção e auxílio, assim, nossa experiência foi rica e valiosa porque o senhor é conosco assim como foi com São Pedro em todos os momentos e continua ele também a nos livrar de todos os males, sobretudo, esse que nos aflige e a toda humanidade”, concluiu Maria Inês.

Ao final da celebração ainda aconteceu o grande leilão, realizado com a finalidade de angariar recursos para a manutenção das atividades da igreja como a construção e ampliação do templo, entre outras.

Confira as imagens:

Publicidade

Matérias Relacionadas:

Em Santana, 82º festejo de São Pedro começa nesta segunda (26). Veja programação!

Fiéis participam da segunda missa no 82º festejo de São Pedro em Santana do Piauí; fotos


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS