Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Novas fissuras surgem na barragem do Bezerro e preocupam moradores

Publicado

em

O aparecimento de novas fissuras e de erosão no paredão da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, tem preocupado moradores e trabalhadores da região. As falhas são resultantes das primeiras chuvas do inverno. O Ministério Público informou que solicitou novamente à Justiça que obras de recuperação da barragem realizadas pelo Estado.

Ainda em abril de 2018, quando o nível da água na Barragem do Bezerro atingiu níveis críticos, sangradouros foram abertos para escoar a água de forma emergencial, e o rompimento foi evitado. O promotor de justiça Flávio Nogueira, pediu à Justiça o bloqueio de R$ 16 milhões das contas do Governo para a recuperação da barragem. A liminar foi concedida pela Justiça, mas até agora as obras não foram iniciadas.

“A única coisa que o Estado tinha feito, através do Idepi, era requerer ao Ministério da Integração um orçamento, um valor para a reparação da barragem. Lógico que isso foi acompanhado de um projeto de recuperação, só que efetivamente não foi feito nada. Tanto é que já apareceram umas erosões na parede, o sangradouro continua do mesmo jeito”, disse o promotor Flávio Teixeira.

Com o aparecimento de novas falhas na barragem, o promotor Flávio Teixeira, afirma que fez um novo pedido à Justiça, para que o início das obras seja apressado pelo Estado. A previsão, segundo o promotor, é de que as obras comecem em janeiro.

Até lá, os barraqueiros que trabalham no entorno da barragem, principal ponto turístico de José de Freitas, temem que a situação volte a se agravar. Atualmente, há 42 barraqueiros, que tiram seu sustento dos visitantes.

Publicidade

“Não tem condições de ter mais um inverno aqui sem fazer nada aqui, então ou faz alguma coisa ou nós perdemos a água da barragem do bezerro”, disse o barraqueiro José Chagas Araújo.

O Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) informou que a Barragem do Bezerro passou por uma avaliação recentemente, que constatou que a barragem é estável e não apresenta risco de rompimento.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS