Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA│Cine Mais Cultura Flor do Sertão realiza 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Publicado

em

O município de Vila Nova do Piauí, localizado há 370 km da capital Teresina, desenvolve a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos que é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Especial da Cultura (Fundação Nacional da Cultura) com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), e conta com apoio local da Prefeitura Municipal, gestão do prefeito Edilson Brito, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, da Sociedade Amigos da Biblioteca Patativa do Assaré e do Ponto de Cultura Cidade Poesia.

A programação da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Vila Nova do Piauí teve início nesta quinta-feira, 22, no Cine Mais Cultura Flor do Sertão, com duas sessões, sendo a primeira às 13h30 e a segunda sessão às 19h. Com atividades totalmente gratuitas, a mostra será realizada entre os meses de agosto e novembro no município vila – novense. Ademais no Estado do Piauí, foram contempladas como espaços de exibição cinematográfica, além de Vila Nova, as cidades de Teresina, Paulistana e São João do Piauí.

Na capital do Estado os pontos culturais são: CEU Sul Centro De Artes e Esportes Unificados; Fazenda Da Paz; Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves; Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Piauí e Teatro Municipal João Paulo II. Em Paulistana será no Instituto Federal do Piauí – IFPI, e, na cidade de São João do Piauí, a Praça Honório Santos é o espaço destinado.

No tocante ao município de Vila Nova do Piauí, a abertura da Mostra de Cinema e Diretitos Humanos que completa a décima segunda edição neste ano de 2019, foi exibido o curta-metragem A bicicleta do vovô, de Henrique Dantas. Como atividade paralela foi exibido também o filme piauiense O Pescador e o Rio, longa-metragem dirigido por Flávio Guedes. O Pescador e o Rio narra a lenda do pescador Crispim, que morava entre os rios Poty e Parnaíba, e, revoltado pela falta de peixe e faminto em um surto de raiva mata sua mãe por ter lhe servido para jantar, uma ossada de boi.

A professora Marli Veloso ressalta que a exibição dos filmes para público-alvo que são alunos é importante para despertar o olhar sobre o dia a dia e fomento da solidificação e prática de ações direcionadas à defesa dos Direitos Humanos.

Publicidade

“É importante trabalharmos diariamente com questões que assolam a sociedade como violência contra mulher e violência que atinge várias camadas sociais, fome, pobreza, direitos da pessoa idosa e portadores de necessidades especiais. São assuntos cotidianos que merecem atenção e, esse fomento pode ser através de iniciativas como exibição de filmes, encenações teatrais dentre outras formas de incentivo e sensibilização”, pontua Marli.

Após as exibições filmográficas que abriu a Mostra de Cinema, foi aberto um bate-papo reunindo mais de 200 pessoas com a presença de parte do elenco do filme piauiense e de especialistas da área de História e Literatura. A abertura da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com escolas da rede municipal do Ensino Fundamental que são: U.E. Sabino Gomes de Lima e U.E. Zacarias Manoel da Silva e com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Luiz Ubiraci de Carvalho.

“A parceria com as escolas da rede municipal e estadual ocorre, pois a escola deve se consolidar como instrumento de inclusão social e cultural que contribui para democratizar o acesso à arte e para que sua recepção e dimensão social contribuam para a formação holística de discentes, docentes, gestores e comunidade escolar”, destaca a professora da Rede de Educação de Vila Nova do Piauí, Marli Veloso.

Matérias Relacionadas: – Cultura de Vila Nova abre 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos com exibição do filme O Pescador e o Rio; fotos

VILA NOVA | Filme ‘O Pescador e o Rio’ será exibido nessa quinta-feira (22), no Ponto de Cultura Cidade Poesia

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS