Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SÃO JULIÃO | Prefeito Dr. Jonas intensifica ações de combate ao COVID-19

Publicado

em

Desde que decretadas as medidas de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19) que são isolamento e distanciamento social,  por conta da rápida propagação do vírus e alto poder de contaminação, a gestão do prefeito, Dr. Jonas Alencar, em São Julião, vem adotando várias critérios de enfrentamento e combate a doença.

A primeira medida preventiva recomendada atendendo os decretos e recomendações expedidos pelos órgãos de controle foi a de evitar todas as atividades que aglomerem pessoas em locais fechados e públicos.

Seguindo as determinações do Decreto Municipal nº 14/2020 foram também suspensas as aulas da rede municipal de Educação e a realização da feira livre, bem como solicitada a colaboração de pessoas com as autoridades sanitárias para comunicar a estas, possíveis contatos com agentes infecciosos do novo coronavírus e, em caso de circulação em regiões que foram detectadas de contaminação.

Equipe discute estratégias durante reunião de planejamento

A equipe de redação do portal Cidades Na Net entrou em contato com o prefeito Dr. Jonas Alencar, onde o mesmo enfatizou e parabenizou o trabalho de toda equipe no enfrentamento e combate contra o Novo Coronavírus desde o primeiro dia quando foram determinadas as medidas preventivas.

“Estamos adotando todas as medidas em combate a essa pandemia que está assolando as pessoas. Vamos continuar firmes e fortes no enfrentamento e não vamos permitir que essa doença chegue ao nosso município. A saúde de nosso povo é essencial e por isso seguimos os critérios rígidos nessa batalha contra o COVID-19”, destacou o prefeito de São Julião.

Publicidade

De acordo com a diretora do Hospital Municipal Luiz Gonzaga da Rocha, Keila Bezerra, mesmo não havendo nenhum registro de casos suspeitos e nem óbitos causados pela doença, em São Julião, a gestão “O Povo Em Primeiro Lugar” endureceu as medidas de enfrentamento.

“O prefeito enviou equipes para monitorar a chegada de pessoas ao município, através das vias de acesso (fronteiras), fazendo a inspeção, utilizando como método, orientações de isolamento domiciliar pelo prazo de 14 dias e informações em casos de aparecimento dos sintomas como febre, tosse e falta de ar”, disse.

Profissionais de saúde visitam comunidades rurais 

“Caso chegue alguma pessoa de outra região e venha apresentar sintomas, deve manter isolamento e informar a equipe de saúde que vai até a residência fazer a visita”, orienta a diretora do hospital.

Novas mediadas e estratégias de prevenção ao COVID-19

Novas estratégias foram elaboradas, de acordo o subsecretário de Saúde, Severiano Gomes. Profissionais da saúde foram capacitados a cerca da triagem de atendimentos; foi criado o grupo de trabalho de prevenção ao COVID-19, além dos decretos municipais elaborados; criação do fluxograma e antecipação da campanha de vacinação contra gripe de acordo com o Ministério da Saúde;

Capacitação de profissionais para a realização de triagem 

Dentre as já citadas ações preventivas, há também entrevistas na rádio com grupo gestor informando e esclarecendo dúvidas à população; elaboração de vídeos e panfletos educativos com orientações; ampliação dos atendimentos de enfermagem e médicos; nota técnica sobre atendimentos; parcerias com a Polícia Civil e Polícia Militar; limpeza nas ruas por conta das chuvas (capina de mato); mapeamento de pessoas que visitam o município; formação com os ACS’s sobre mapeamento e acompanhamento; fiscalização nas fronteiras do município; cancelamentos de feiras livres e eventos comunitários – cultos, missas, para não haver aglomeração; boletim informativo divulgado na rádio; e a realização da campanha Fique em casa.

Equipes de saúde monitoram chegada de pessoas em São Julião

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes de saúde criou o fluxograma e agendou a campanha de vacinação contra gripe na sede e nos povoados imunizando os idosos em domicílio. “Todas as pessoas que receberam a vacina tinham seus horários agendados. Na área rural todos os idosos receberam as vacinas em domicílio. Mais de 80% das pessoas foram imunizadas contra gripe”, informou.

Equipe de saúde leva vacinas às comunidades da zona rural

Atendimento hospitalar

Segundo informou Severiano, existe três equipes de enfermagem cumprindo plantão no hospital, além das que estão nos Postos de Saúde da Família.

Publicidade

 

Boletim informativo 

Semanalmente o grupo gestor de combate participa na rádio para divulgação do boletim. “Temos uma participação muito grande dos ouvintes mandando mensagens solicitando orientações”, destacou.

Estabelecimentos Comerciais

O subsecretário destacou ainda que os agentes do grupo de trabalho de prevenção visitam os comércios aos sábadoS e orientam sobre as medidas de funcionamento como forma de prevenir a contaminação.

Ações de Limpeza

Nesta segunda-feira (13), a equipe de limpeza realiza a capina do mato nas laterais das vias públicas objetivando evitar disseminação de quaisquer ameaças de contaminação da população sãojuliãoense.

Publicidade

Conteúdo Relacionado: Prefeitura de São Julião suspende aulas e atividades com aglomeração de pessoas por 15 dias

Prefeitura de São Julião determina suspensão de feira livre para este sábado (21)

Prefeito Dr. Jonas envia equipe de saúde para monitorar chegada de pessoas em São Julião

SÃO JULIÃO | Prefeito Dr. Jonas emite decreto e prorroga suspensão de aulas e eventos


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS