Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em São Julião; veja fotos

Publicado

em

A cidade de São Julião realizou, nesta quinta-feira, 29, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal que tem à frente, o prefeito Dr. Jonas Alencar, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em consonância com as diretrizes da política nacional do setor.

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu adolescentes, representantes governamentais, representantes do Conselho Tutelar,  e membros da sociedade civil organizada.  A mesma tem como objetivo geral, o fomento do debate e discussão sobre os direitos das crianças e dos adolescentes sãojuliãoenses. Trata ainda sobre o desenvolvimento das políticas públicas acerca da proteção e dos cuidados para com crianças e adolescentes do município.

A Conferência trouxe como temática a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A mesma é a etapa inicial preparatória para as conferências Estadual e Nacional.

A abertura da Conferência foi feita pela presidente do CMDCA e Secretária Municipal de Assistência Social, Kessia Ramos, que fez a leitura do regimento interno do evento.

Publicidade

Em seguida houve uma apresentação cultural formado por crianças e adolescentes integrantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, do povoado Fujona.

A também primeira dama, Kessia Ramos, ressaltou que o município através da gestão de Dr. Jonas tem feito seu dever de casa e destacou que a conferência traz a representatividade da rede protetiva de crianças e adolescentes no município.

“A Conferência é um espaço amplo, democrático, de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes voltadas às políticas públicas para a garantia de direitos da infância e juventude do município. Fico feliz em ver tamanha participação nesta plenária e reafirmo enquanto gestora do social, o compromisso da gestão em cuidar das nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária.

A secretária de Educação, Claudete Alencar, participou da conferência e representou o prefeito Dr. Jonas, ela destacou em sua fala que o encontro se faz de grande importância, visto que tem como público alvo crianças e adolescentes, onde o momento oportuniza os participantes ao privilégio da expressão. “É muito importante, pois aqui tem várias crianças presentes e assim elas podem dizer o que pensam” apontou.

A secretária afirmou ainda que a iniciativa faz parte dos planos da gestão municipal em desenvolver ocasiões de diferentes segmentos tendo como finalidade o bem-estar social. “Essa é mais uma das várias conferências que o município está realizando, onde a mesma pode trazer todos os anseios, os pensamentos da sociedade como dificuldades e tudo que tem que ser alcançado como melhorias. As crianças e adolescentes tem que ser amparadas, cuidadas e zeladas. Nosso objetivo é sempre esse, o desenvolvimento de políticas públicas que possam amparar e cuidar das nossas crianças” destacou Claudete.

Publicidade

Após as falas, a assistente social, Conceição Araújo, ministrou a palestra magna, onde explanou sobre os cinco eixos temáticos da Conferência à cerca da garantia dos direitos, prevenção e enfrentamento à violência, orçamento e financiamento das políticas públicas, participação social e espaços de gestão e controle das políticas públicas.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para análise e proposição de ações. Dentre as propostas apresentadas e aprovadas  estão, criar estratégias de divulgação e fortalecimento dos Conselhos e demais mecanismos já existentes estabelecendo parcerias com outras políticas públicas, acesso ao esporte ao lazer para crianças adolescentes e suas famílias, realização de campanhas nas escolas com o intuito de amenizar ou extinguir os tipos de violências, as campanhas podem ser palestras, caminhadas, e outras atividades, cursos de capacitação continuada para os conselheiros tutelares para que esses possam melhor conhecer seu papel e desenvolver um bom trabalho, implementar o Fundo da Criança e do Adolescente,  dentre outros.

No final do evento, foi realizada a eleição dos delegados municipais para participarem XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde foram eleitos: Tainá, Maria Alice, Jade Alencar, Thays, Kessia Ramos, Kassia, Welida Ramos e Pastor Valdenor Xavier.

_Entrevistas:

Durante a reunião, várias crianças e adolescentes marcaram presença. A criança Tainá Carvalho, 14 anos de idade estava entre os participantes e falou sobre o encontro. A mesma destacou a relevância da CMDCA. “É muito gratificante, participar, estudar, aprender e saber mais sobre os direitos e também a respeito do município” avaliou Tainá.

Na ocasião a equipe do portal Cidades Na Net, em entrevista, a psicopedagoga, Tatiane Gomes, falou sobre a realização da oitava conferência que trata de assuntos relacionados em diversas também em várias dimensões sociais e pastas do município. “Eu vejo como uma união entre todas as categorias como psicólogos, Conselho Tutelar, a psicopedagoga. É importante que haja sempre esse tipo de evento para que assim possamos ver todas as dificuldades que as crianças e adolescentes estão enfrentando, principalmente a violência” declarou.

Publicidade

Tatiane, na ocasião falou sobre o trabalho da administração municipal e avaliou a realização da conferencia. “Pra mim a avaliação desse feito é ótima. A gestão está sabendo como arquitetar muito bem, onde união é um fator de suma importância e está obtendo êxito” acrescentou a psicopedagoga.

O pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Valdenor Xavier, também se pronunciou durante a Conferência e deixou sua mensagem. “Este tema é um desafio, porque crianças e adolescentes se envolvem muito cedo, com coisas erradas. Certamente discutir esta temática é de extrema importância para o município de São Julião. Parabéns a gestão”.

_Presenças:

Além das pessoas já citadas acima, estiveram presentes no evento, o secretário de Esportes, Josean Pereira, a secretária de Cultura, Welida Ramos, o pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, pastor Valdenor, entre outros.

_Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS