Connect with us

GERAL

Bandeira do Brasil de 50 metros feita no Piauí foi usada na posse de Lula a pedido de Janja

Publicado

em

Feita no Piauí por costureiras do bairro São Joaquim, Zona Norte de Teresina, uma bandeira do Brasil de 50 metros de comprimento e 15 metros de largura chamou atenção em meio ao público na posse do presidente Lula, que aconteceu no último domingo (1º), em Brasília. Segundo o atual secretário de governo do estado, Marcelo Nolleto, a bandeira foi levada para a posse a pedido da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja.

O bandeirão foi confeccionado inicialmente para acompanhar outra bandeira do mesmo tamanho, em ato no Piauí, em que o então candidato Lula estava presente.

“Inicialmente pensamos em fazer uma bandeira do Piauí gigante para a convenção de campanha de Rafael Fonteles (PT), atual governador. E ao saber da vinda do Lula, fizemos a do Brasil. A intenção foi de celebrar a identidade do nosso estado”, contou o jornalista que trabalhou na criação e produção da campanha de Rafael, Rayldo Pereira.

Costureira de Teresina em confecção da bandeira do Brasil usada na posse presidencial  — Foto: Arquivo Pessoal / Rayldo Pereira
Costureira de Teresina em confecção da bandeira do Brasil usada na posse presidencial — Foto: Arquivo Pessoal / Rayldo Pereira

No dia 3 de agosto, data em que Lula esteve em Teresina, ela foi “inaugurada”. A ideia de confeccionar a bandeira foi do advogado Marcelo Nolleto, atual secretário de governo do estado. Marcelo contou que desde jovem gostava de usar a bandeira do Piauí em eventos na escola.

“Nas gincanas na escola a gente sempre usava o Piauí e suas cores para nos representar. Anos depois, continuamos”, relatou.

Bandeira gigante estendida na vinda de Lula ao Piauí, em agosto — Foto: Reprodução Instagram / Rafael Fonteles
Bandeira gigante estendida na vinda de Lula ao Piauí, em agosto — Foto: Reprodução Instagram / Rafael Fonteles

“Na vinda do Lula, estendemos a bandeira pela primeira vez na hora do Hino Nacional. Depois o presidente pediu para abrirmos a bandeira de novo. Nesse momento ele se emocionou pela representatividade que o verde e amarelo têm. Foi um resgate da nossa bandeira e um símbolo de que o povo resistiu ao ódio”, disse Marcelo Nolleto.

Marcelo contou também que quando ela foi aberta, surpreendeu o presidente. “Quando o Lula viu, ficou encantado em assistir a bandeira gigante andando de mão em mão. Foi então que a primeira-dama, Janja, disse ‘quero levar essa bandeira com a gente’.”

Publicidade
Bandeira do Brasil, feita no Piauí, estendida na posse do Lula, em Brasília — Foto: Reprodução
Bandeira do Brasil, feita no Piauí, estendida na posse do Lula, em Brasília — Foto: Reprodução

Ele afirmou ainda que o pedido foi feito ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, que enviou a bandeira por uma distribuidora. No dia seguinte, ela foi usada em São Paulo em ato de campanha do presidente. “Iríamos lavar a bandeira. Lula e Janja não quiseram esperar”, contou.

Rafael Fonteles, disse via Twitter que a bandeira fortaleceu o espírito de brasilidade. “Nossa bandeira gigante, que emocionou o Lula na campanha, novamente mostra sua grandeza. É o Piauí valorizando nossos símbolos nacionais”, afirmou.

Rafael Fonteles - Via Twitter — Foto: Reprodução Twitter / Rafael Fonteles

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS