Connect with us

GERAL

Comprei celular sem nota, vou responder por receptação? Entenda como se proteger

Publicado

em

Com um sistema inovador que identifica celulares com registro de furto ou roubo e localiza quem está em posse desses aparelhos no Piauí, muitas pessoas ficaram com uma pulga atrás da orelha em relação à procedência de seus celulares.

Caso flagre alguém com um celular roubar ou furtado, a polícia pode autuar por receptação, ainda que culposa.

Por isso, saber como verificar se seu celular possui restrição de furto ou roubo e como adquirir um aparelho de forma segura pode fazer toda a diferença. Veja também o que pode acontecer caso a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) te envie uma intimação para devolver um aparelho.

📵 Como saber se o meu celular possui alguma restrição?

A SSP-PI apontou como a população pode verificar se seus celulares apresentam alguma restrição de furto/roubo ou outro detalhe suspeito. Confira:

  • Verifique o IMEI do aparelho através do site do Governo Federal: digite *#06# no celular e aperte a tecla para ligar;
  • Analise se o aparelho possui registro de outras contas em redes sociais ou outros aplicativos;
  • Caso o aparelho utilize sistema iOS, verifique se há uma conta do iCloud registrada.

Alerta para nota fiscal falsa

Os lojistas que atuam na comercialização de celulares roubados se profissionalizam a cada avanço da polícia. Com a exigência da nota fiscal em fiscalizações, são confeccionadas notas fiscais falsas com detalhes que passam despercebidos pelos consumidores. Saiba como identificar a veracidade do seu comprovante de compra:

Fui intimado pela SSP, posso responder por receptação?

Segundo o Diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery, a pessoa que recebeu uma intimação via WhatsApp terá que comparecer à sede da Secretaria na data solicitada. Com a confirmação do fato, assinará um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação

Publicidade
  • dolosa (quando a pessoa tem consciência de que estava com um aparelho roubado)
  • ou culposa (quando a pessoa não sabia que estava com um celular fruto de roubo)
  • ou receptação qualificada, no caso dos comerciantes dos aparelhos.

“Na imensa maioria das vezes a gente tem a receptação culposa, alguma pessoa que faltou o dever de cuidado de observar elementos que poderiam ser notados no ato da compra”, disse o delegado.

Como comprar um celular de forma segura?

Ainda conforme o delegado Anchieta Nery, é importante tomar mais alguns cuidados antes de comprar um aparelho celular.

“Atenção para todo mundo que está nos assistindo. Cuidado com o valor do bem que você está comprando, a origem, se ele vem acompanhado de caixa e acessórios, se ele vem acompanhado de uma nota fiscal de origem. Se você estiver comprando um eletrônico usado, saber qual é a origem daquele bem, se o valor de mercado as condições te indicam que ele é legítimo ou que ele pode ser fruto de um crime”, alertou Anchieta.

Fonte: G1 PI / Foto: SSP-PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS