Connect with us

GERAL

Coordenadoras da Educação de Jaicós participam de Seminário da Prova Brasil em Teresina

Publicado

em

Buscando aprimorar ainda mais os conhecimentos para melhor atender as demandas educacionais no município de Jaicós, servidoras técnicas da Secretária Municipal de Educação participaram de Seminário  sobre a Prova Brasil, em Teresina.

O evento aconteceu na última sexta-feira, 19 no auditório do tribunal de Contas do Estado e contou com representantes de diversos municípios piauienses. Jaicós foi representada,  pelas coordenadoras, Vanda Reis, e Rosângela Santana.

 O Seminário foi um evento voltado à todos os profissionais de educação e reuniu especialistas em Avaliação de Educação Básica do Brasil. Seu objetivo foi mostrar como funciona esse instrumento de avaliação e como as redes podem utilizá-lo para melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos.

A Prova Brasil, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação. É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela é realizada a cada dois anos e este ano de 2017 vão participar todos os estudantes de escolas públicas e privadas do 5° e do 9º e 3º ano do ensino médio de turmas com mais de 10 alunos. A avaliação é dividida em duas provas: Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem, e a Prova de Matemática onde é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.

Mais capacitação

Publicidade

Na manhã da última quinta-feira, 18, as técnicas  da  Secretária Municipal de Educação de Jaicós, Josefa Maria Neta Reis (Zefinha) e Rosângela Vasconcelos  participaram de um encontro para propor e avaliar novas metas para o PME (Plano Municipal de Educação).

O encontro aconteceu no Auditório do Centro Administrativo de Picos, com o objetivo de capacitar as comissões coordenadoras e as equipes técnicas no âmbito Municipal para a aplicação da metodologia do monitoramento e avaliação do Plano de Educação a ser realizado em 04 etapas.

Durante a capacitação foi feito uma avaliação do trabalho já desenvolvido pelos municípios, além de orientações aos novos gestores sobre as etapas e monitoramento das metas do PME.

       

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS