GERAL

Estudantes das universidades públicas de Picos pedem inclusão de estagiários, pibidianos e residentes em grupo prioritário de vacinação

em

Estudantes das universidades públicas de Picos divulgaram uma carta aberta pedindo a inclusão de todos os estagiários, pibidianos e residentes da graduação de ensino no Plano Municipal de Imunização.

A carta pede a vacinação de alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A discente do curso de História da UFPI e representante do coletivo de Universitários Unidos por Vacina Já, Natália Arrais, explica como iniciou a luta.

“Tudo começou quando os professores entraram como grupo prioritário para receber a vacina, eu fiquei muito indignada porque nós estagiários não fomos incluídos na lista, sendo que nós estamos cumprindo o nosso papel de docência nas escolas públicas”, pontuou.

De acordo com a estudante Natália Arrais, em caso de retorno das aulas de forma gradual, além de colocar a vida dos estudantes e suas famílias, as crianças também estão expostas à Covid-19. “A gente estará colocando em risco a nossa saúde, das nossas famílias e também a das crianças que também não vão receber vacinas, até então não temos nenhum projeto de vacinação para as crianças”, assegurou.

Publicidade

Em trecho da carta aberta, estudantes relatam o papel deles para desenvolvimento da educação básica.

“Nós, estudantes universitários, PIBIDianos, Residentes e estagiários das Licenciaturas das instituições públicas de ensino superior de Picos, estamos unidos na busca pela garantia no direito a vacinação, viemos por meio desta, expressar nossa solicitação a vacinação de todos/as Estagiários, PIBIDianos e Residentes de graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) dos campus da cidade de Picos, haja vista que estes/as também são trabalhadores e trabalhadoras da Educação, desempenhando funções semelhantes às dos docentes da rede pública de educação básica”, frisou o documento.

Os estudantes também destacam na carta aberta o anseio por vacina e o reconhecimento pelo esforço de cada um. “Queremos vacina para todos, uma universidade que produza conhecimento e o reconhecimento de nosso esforço para tal. Reafirmamos nosso compromisso com a vida e com a educação”, assegura.

Segundo Natália Arrais, o vereador Wellington Dantas (PT) se comprometeu a apresentar um requerimento pedindo a inclusão dessa categoria e, caso seja aprovado, será enviado para a Secretaria de Saúde de Picos.

Veja carta aberta

Publicidade