Connect with us

GERAL

Frota de veículos no Piauí chega a 985 mil

Publicado

em

No mundial sem carro, comemorado ontem, Teresina viveu normalmente os seus problemas de mobilidade urbana. A data celebrada no mundo inteiro para conscientizar motoristas a deixar o carro em casa não emplacou na capital piauiense. O dia é um alerta para o crescimento da urbanização e da industrialização nas sociedades do mundo todo, em que as pessoas utilizam o automóvel como meio principal de locomoção.
Somente em Teresina, a frota de veículos já chega a 330 mil e os impactos ambientais são imensos. Por conta disso, as instituições de trânsito do estado e município estão durante esta semana desenvolvendo atividades de educação no trânsito.

De acordo com Kisley Urtiga, coordenadora de Educação do Departamento Estadual de Transportes (Detran-Pi), em Teresina, há um agravante para que as pessoas utilizem mais os veículos automotivos.
“O calor é fator deter-minante para que as pessoas optem por carros e isso nós entendemos, mas nós estamos num trabalho de conscienti-zação para que as pessoas usem outras alternativas nos horários menos quentes, para que os impactos no trânsito e no meio ambiente sejam minimizados”, explica a coordenadora.

Segundo dados do Detran, a frota atual do estado é de 985.180 veículos, dos quais 470.289 são motocicletas e outros 292.292 são carros. Somente na capital, os números são de 149.100 motocicletas e 181.054 carros.

A coordenadora ressalta os acidentes causados no trânsito por conta da sobrecarga do motorista. “Muitas vezes nos deparamos com condutores estressados, que não se planejam e saem de casa atrasados, o que impulsiona as imprudências, pois eles fazem ultrapassagens erradas e passam em sinal fechado, por exemplo”.

Ciclovias – Teresina, por ser uma cidade plana, é excelente lugar para andar de bicicleta. Para tornar esta prática uma realidade seria necessária a implantação de ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade. Hoje são poucas as vias que possuem espaço exclusivo para ciclistas. Na maioria das vezes, eles dividem espaço com veículos que não os respeitam, o que pode ocasionar em graves acidentes.
Na capital existem cerca de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas espalhadas em várias regiões da cidade.

Publicidade

Elas ficam localizadas nas avenidas Raul Lopes, Marechal Castelo Branco, Duque de Caxias, Cajuína, Expedicionários e nas ruas Rui Barbosa e Jeru-menha. No entanto, o péssimo estado de conservação de algumas delas e a não interligação das mesmas é motivo de reclamação constante por parte de quem utiliza bicicleta para prática de esporte ou meio de transporte diário.

Na avenida Maranhão, por exemplo, próximo ao Centro Administrativo, na zona Sul da capital, a ciclovia sumiu com a construção de casas. Na mesma avenida, no lado contrário as casas, na margem do rio Parnaíba, a ciclofaixa é ocupada por lavadores de carros. Maria de Nazaré, vendedora ambulante, conta que usa a bicicleta para vender salgados e sucos nas ruas de Teresina, mas sente que corre risco de vida, pois não há espaço para bicicletas na cidade.

 

Diário do Povo

Frota de veículos no Piauí chega a 985 mil

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS