Connect with us

GERAL

Gerente comercial arrecada quase 3 mil brinquedos e doa no sertão do Piauí

Publicado

em

Pelo menos uma vez ao ano milhares de crianças da pequena cidade de Dom Inocêncio, a 615 Km de Teresina, têm um motivo especial para sorrir. A maioria delas, acostumada a ver o Papai Noel apenas pela televisão, encontra a oportunidade de abraçar o bom velhinho no período natalino graças a iniciativa de um gerente comercial natural do município, mas que mora em São Paulo desde 1988.

Há exatamente oito anos, Leivan Dias de Sousa, 40 anos, resolveu comprar e arrecadar presentes com amigos e parceiros em São Paulo para distribuir na cidade onde cresceu. Antes de arrumar as malas para vir ao Piauí, o piauiense conseguiu a doação de quase 3 mil brinquedos, entre bolas, carrinhos e bonecas.

Presentes foram distribuídos na cidade de Dom Inocêncio (Foto: Arquivo Pessoal/Leivan Dias)

Apaixonado pela terra natal, Leivan visita Dom Inocêncio todos os anos para rever os avós, primos e amigos de infância e também costuma realizar eventos esportivos como forma de confraternização com os conterrâneos. A ideia de virar Papai Noel partiu da esposa.

“Essa ação social eu iniciei com a realização dos torneios de futebol. Já a entrega dos presentes está com oito anos que faço na zona urbana e nos povoados da zona rural, após minha esposa sugerir que eu também adotasse essa iniciativa. No primeiro ano eu distribuí 400 brinquedos e agora em 2015 trouxe 2.800 presentes”, falou.

Leivan conta que começa a ir em busca dos brinquedos ainda no mês de julho e vai guardando para transportá-los para o Piauí no mês de dezembro. O transporte geralmente é feito com a colaboração de amigos do gerente comercial que têm caminhão e viajam para o Nordeste. Quando não é possível, ele paga o envio por meio de transportadora.

Publicidade

“Só peço a Deus que me dê saúde para que eu não deixe de fazer essa ação a cada ano. Eu abro mão de luxo e de praia para fazer isso em Dom Inocêncio. Poderia pensar apenas em mim, mas não penso assim. É uma sensação de dever cumprido ao ver a felicidades dessas crianças, que na maioria são carentes”, contou.
Leivan Dias de Sousa falou sobre infância pobre (Foto: Arquivo Pessoal/Leivan Dias)

Infância sem brinquedos
O gerente comercial foi morar em São Paulo um ano após a morte do pai, ocorrida em 1987, e relembra que quando era criança no sertão piauiense não tinha brinquedos como os de atualmente. As dificuldades enfrentadas quando ainda morava no Piauí estimulam o gerente a realizar o sonho de Natal das crianças da sua terra.
Piauiense durante distribuição de brinquedos na zona rural (Foto: Arquivo Pessoal/Leivan Dias)

“Quando eu era criança eu não tinha isso para brincar. Nós brincávamos naquela época era com chifre de boi, com cavalo de pau e outras coisas aqui do interior mesmo. Quando estou distribuindo os presentes eu lembro do meu passado e isso me deixa ainda mais com a sensação de dever cumprido”, relata Leivan.

A distribuição dos presentes começa pelas comunidades da zona rural e encerra sempre no dia 24 de dezembro na zona urbana. Ao longo dos oito anos se transformando em Papai Noel e fazendo a alegria da criançada sertaneja, Leivan relembra histórias que o comoveram e que até hoje ele não consegue tirar da memória.

“Lembro de uma criança com síndrome de Down, um menino, que eu dei um presente e ele ficou muito feliz. Eu me apeguei muito e no ano seguinte fui até a casa dele novamente para revê-lo e presenteá-lo outra vez. Aquilo para mim foi marcante e até hoje não esqueço. Isso que faço ainda considero que não é nada”, falou.

Apoio da família
Durante a distribuição, Leivan também conta com apoio de amigos e familiares, que dão o veículo para ele se deslocar até as comunidades do interior. Na cidade, o carro com o Papai Noel percorre as ruas e o anúncio no som informa a passagem do Bom Velhinho provocando agitação e euforia em toda a criançada.

“Eu me visto e saio distribuindo. É uma coisa muita bacana porque tem lugares que eles nunca imaginaram ver o Papai Noel. Tem uns povoados mais carentes que até alguns adultos chegam a pedir presentes e eu jamais posso negar. Enquanto eu tiver vida e saúde vou tentar aumentar cada vez mais essa ação”, afirmou.

Publicidade

Leivan finaliza dizendo que sempre mostra fotos e vídeos da distribuição dos presentes para os amigos e colaboradores de São Paulo, como forma de dar uma satisfação a cada um que contribui com a iniciativa. “Mostro para todos que participaram. Antes eu revelava as fotos e agora mando os vídeos para os amigos que ajudam”, finalizou.

Presentes foram distribuídos na cidade de Dom Inocêncio (Foto: Arquivo Pessoal/Leivan Dias)

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS