Connect with us

ENTRETENIMENTO

Piauí é destaque em expedição nacional sobre as origens do Brasil

Publicado

em

Resgatar a história dos muitos povos que habitaram o território brasileiro antes do desembarque dos conquistadores portugueses. Esse é o objetivo do projeto Origens BR, idealizado pelo site de viagens 360meridianos.com, que levará, ao longo de todo o ano, equipes de jornalistas e fotógrafos aos rincões do Brasil para investigar detalhes da história e da pré-história do território que há 500 anos começou a formar o nosso país.

A equipe visitará sítios arqueológicos em oito estados e o local escolhido para lançar a expedição foi a Serra da Capivara, no Piauí, um Patrimônio Mundial segundo a Unesco. No começo de abril, o 360meridianos passou pelos sítios mais famosos do Parque Nacional e entrevistou a arqueóloga Niède Guidon e vários moradores de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e da Comunidade Novo Zabelê.

O material coletado vai virar uma série de reportagens em vídeos e textos que serão publicados no site e em outros importantes veículos da imprensa nacional.  “Essa região tem ótima infraestrutura e deveria ser tão conhecida pelos turistas quanto o litoral do Nordeste, afinal o que existe ali é algo único no mundo”, comenta o jornalista Rafael Sette Câmara, um dos fundadores do site e idealizador do projeto. “Por seu alto nível, o recém inaugurado Museu da Natureza, por exemplo, tem riqueza natural e arquitetônica suficientes para ser destaque em qualquer capital do mundo, mas fica no sertão, guardando os tesouros que são escavados na Serra da Capivara”, completa.

A missão de resgatar a história dos vários povos que já habitaram o território brasileiro veio das viagens do jornalista por países latinos que valorizam seu passado pré-colombiano, tema que é frequentemente ignorado no turismo nacional. “Queremos mostrar as curiosidades de um Brasil habitado há milhares de anos e escolhemos começar pelo Piauí devido às descobertas feitas no estado e ao riquíssimo patrimônio da Serra da Capivara”, explica o jornalista.

Já estão no ar os conteúdos sobre a  importância histórica dos sítios arqueológicos da Serra da Capivarae um guia de viagem com dicas para organizar as férias nessa parte do Piauí. O site planeja também levar seus leitores para a Serra da Capivara, unindo o Origens BR com outro projeto, o Expedição 360, em que os jornalistas do 360meridianos viajam junto com o seu público. “O interior do Piauí tem tudo a ver com nossa proposta, que é estimular viagens diferentes, de turismo sustentável e de base comunitária”, conclui Sette Câmara.

Publicidade

 

 

Fonte: Meio Norte


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS